CI

RS: Ascar tem Cebas renovado até março de 2023

Novos recursos incorporados as máquinas, que realizam o plantio mecanizado de cana-de-açúcar


Foto: Pixabay

Novos recursos incorporados as máquinas, que realizam o plantio mecanizado de cana-de-açúcar, estão gerando benefícios adicionais a essa operação em lavouras de produtores e usinas, como o aprimoramento e o barateamento do preparo do solo, o melhor aproveitamento de insumos, a redução de impactos de déficit hídrico nas plantas.

A utilização do Sulcador com Dispositivo Destorroador, que é um dos acessórios da Plantadora de Cana Picada PCP 6000 Automatizada da DMB, possibilita, por exemplo, a simplificação do preparo do solo, diminuindo o número de operações, principalmente em relação às gradagens – destaca Rodrigo Corrêa, diretor agrícola da Usina Lins, localizada no município do mesmo nome no estado de São Paulo.

 A Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Ascar) é oficialmente reconhecida pelo Ministério da Cidadania ao renovar o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas) pelo período de 12/03/2020 a 11/03/2023.

A certificação, com vencimento em 11 de março de 2020, teve sua solicitação de renovação realizada junto ao Ministério da Cidadania em 26 de novembro de 2019, sob o protocolo 235874.0009094/2019, e publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (19/01), na Edição 12 | Seção 1 | Página 21, e assinado pelo secretário Nacional de Assistência Social substituto, Miguel Ângelo Gomes Oliveira.

Na prática, o documento viabiliza a Instituição, ao isentar o recolhimento de contribuições sociais, e permite a priorização nas assinaturas de convênios e contratos públicos.

É uma demanda antiga e histórica, protocolada em novembro de 2019, que finalmente conseguimos acelerar. Esta certificação viabiliza a operação da Emater/RS-Ascar, garantindo a continuidade de suas ações, destaca o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho. Em reunião realizada na semana passada com o secretário, o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, havia sinalizado que a renovação sairia nesta semana.

CONQUISTA

A Ascar é a entidade oficial de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters), constituída com o objetivo de contribuir de forma planejada, continuada e gratuita para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, e a renovação deste certificado é primordial para a continuidade dos serviços prestados, particularmente junto às comunidades rurais mais vulneráveis.

Para o presidente da Emater/RS em exercício, Alencar Rugeri, essa é uma fundamental conquista que significa o reconhecimento pelo esforço de todos os trabalhadores da Instituição, que contou com o apoio da Diretoria e do secretário Covatti, junto ao Ministério da Cidadania, para viabilizar a renovação do Cebas. Essa renovação mais o contrato que a Instituição assinou, em julho de 2020, por cinco anos com a Seapdr, nos dá garantia dos serviços gratuitos e de qualidade da Aters ao público assessorado. Hoje é um dia de celebração por esta conquista.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.