CI

Reunião Técnica Nacional e Encontro Estadual celebram Dia Mundial da Oliveira

Para celebrar o Dia Mundial da Oliveira foi realizada a 4ª edição da Reunião Técnica Nacional


Foto: Pixabay

Para celebrar o Dia Mundial da Oliveira, comemorado nesta quinta-feira (26/11), foi realizada a 4ª edição (primeira vez virtual) da Reunião Técnica Nacional e do Encontro Estadual de Olivicultura, nesta semana. Os encontros online, transmitidos pelo Facebook e Youtube do Programa Rio Grande Rural da Emater/RS-Ascar, ocorreram desde terça-feira (24/11) até esta manhã, das 9h às 12h, sendo destinados aos produtores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, além do público em geral.

A abertura oficial contou com o pronunciamento de autoridades, entre eles o titular da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Covatti Filho, e o presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri. A programação apresentou três painéis, nos quais especialistas do Brasil, Uruguai e Espanha abordaram a situação da olivicultura nas principais regiões produtoras do Brasil e no Uruguai, o comportamento produtivo das principais cultivares, aspectos nutricionais e fitossanitários e a alternância de produção.

Nas reuniões foram expostas e debatidas pesquisas sobre fertilidade do solo e nutrição de olivais, questões relacionadas com a adaptação de cultivares e estratégias para o controle de doenças, especialmente as que são transmitidas por mudas, explica a coordenadora do evento, Andréia Rotta Oliveira. A produção de oliveiras ainda é um desafio, temos muitas lacunas que precisam de informações técnicas, de um apoio suficiente para quem quiser investir e para aqueles produtores que já tem a área plantada com oliveiras. Por isso a importância de um evento que discuta estas questões.

Andreia acrescenta ainda que a área da olivicultura vem crescendo no Brasil nos últimos anos. E no Rio Grande do Sul ela deu um salto, passando de 80 hectares de área plantada em 2005 para 6 mil hectares em 2020, a maior área plantada do país. Do total destas áreas, 75% são de olivais jovens que ainda não entraram em produção. A metade sul do estado é a maior região produtora.

Os eventos são promovidos pela Seapdr, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Embrapa Clima Temperado, Emater/RS-Ascar. E tem o apoio do Instituto Brasileiro de Olivicultura (IbraOliva), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e Colégio Politécnico da UFSM.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.