CI

Centenário sedia Dia de Campo Socioassistencial

Objetivo foi promover a inclusão social e produtiva das famílias assistidas pela Emater/RS-Ascar no Plano Socioassistencial


Cerca de 200 produtores de Centenário, Áurea, Carlos Gomes e Gaurama participaram do Dia de Campo Socioassistencial que foi promovido nesta terça-feira (21/05), em Centenário. O evento ocorreu na propriedade da família de Elisete e Jair Preczeski, localizada na comunidade de Lajeado Mambira, pela parte da manhã. O casal Alexandre, de 75 anos, e Terezinha, de 61 anos, acompanhados do filho Jair, de 38 anos, da nora Elisete, 33 anos, e da neta Patrícia, de sete anos. Jair, um dos cinco filhos do casal e o único que decidiu permanecer na propriedade relatou as atividades desenvolvidas por eles. Na área total de 19 hectares, são cultivados uva (1,5ha), erva-mate (6,0 ha) e o restante com grãos (armazenados na propriedade). 

Além disto, a família se dedica a atividade leiteira e possui 80 cabeças de gado, sendo 37 em lactação. ?A ideia é aumentar o rebanho?, explicou. O produtor relatou que investiu em maquinários para modernizar a propriedade e sempre contou com a assistência técnica da Emater/RS-Ascar. No entanto, observou que antes de buscar investimentos é preciso planejar bem as ações. A família conta ainda com mais uma área de seis hectares no município de Áurea.

O objetivo foi promover a inclusão social e produtiva das famílias assistidas pela Emater/RS-Ascar no Plano Socioassistencial, que nestes quatros municípios, envolvem 150 famílias.

Na abertura do evento, os participantes receberam as boas-vindas da família Preczeski, das autoridades e lideranças. O prefeito de Centenário, Hilário Kolassa, agradeceu as entidades pela promoção do evento e destacou a importância dele e de outras ações em apoio ao produtor e a agricultura ?que é muito importante para os pequenos municípios?. 

Já o gerente da Emater/RS-Ascar em Erechim, Gilberto Tonello, agradeceu as parcerias e o empenho dos extensionistas dos escritórios municipais envolvidos no evento. Também se pronunciaram o prefeito de Carlos Gomes, Egídio Moretto, e o vice-prefeito de Áurea, Geraldo Golynski, que agradeceram à família por disponibilizar a propriedade. Eles também destacaram a importância do evento para os produtores. 

Prestigiaram ainda o evento o secretário da Agricultura, Dorival Junior Preczevski, a presidente da Câmara de Vereadores, Angelita Ziger, a coordenadora da Secretaria de Assistência Social e Habitação, Aline Wilhelm, o representante do Sicredi, Renan Koraleski, da Cresol, Sanin Ziger, além de lideranças e autoridades dos municípios envolvidos.

Após os pronunciamentos, o público se dirigiu as quatro estações montadas pela Emater/RS-Ascar onde foram repassadas orientações. Na primeira estação estavam a assistente técnica regional social da Emater/RS-Ascar, Nádia da Rosa, acompanhada da família Preczeski que relatou a situação da propriedade.

Já Nádia destacou aspectos que são importantes e podem influenciar na sucessão familiar como autonomia financeira, união da família, acreditar no potencial do campo, a necessidade de capacitação e o acesso as políticas públicas. ?Com sucessão familiar também tem desenvolvimento rural?, observou.

Em outra estação, as extensionistas da Emater/RS-Ascar, Ligia Wencelewski e Laura Mocfa, falaram sobre Segurança e Soberania Alimentar. Elas orientaram o público sobre as características nutricionais dos alimentos e ressaltaram que o consumo de frutas, verduras, folhosas e alimentos coloridos, assim como a diversidade alimentar e o, contribuem para a saúde humana. 

Na terceira estação o tema armazenagem para a pequena propriedade foi abordado pelo técnico da Emater/RS-Ascar Cláudio Kochhann, que explicou as vantagens econômicas e de qualidade em fazer armazenagem na propriedade, além do ganho na alimentação dos animais. Enquanto o técnico Edgar Copatti, também da Emater/RS-Ascar, falou sobre o cultivo, colheita e pós-colheita da cebola.

Na quarta estação o técnico da Emater/RS-Ascar, Dibartolomei Zorzanello e o supervisor de microrregional do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, que envolve os municípios do evento, Valdir Zonin, mostraram aos participantes alternativas de controle de pragas e doenças com receitas ecológicas e comerciais.

Da propriedade, na comunidade de Lajeado Mambira, o público se dirigiu para a sede do município de Centenário, onde a programação seguiu com almoço, realizado no Ginásio de Esportes. Na sequência, os produtores receberam orientações da técnica em segurança do Trabalho do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador do Alto Uruguai (Cerest), Daniela Michelin. A atividade encerrou com ginástica laboral para o meio rural com a educadora, Jociele Brunhera, e lanche.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.