CI

Prova avalia eficiência alimentar Brangus

O projeto busca aprimorar a avaliação animal e avançar na cadeia produtiva de gado de corte


Foto: Divulgação

A Associação Brasileira de Brangus e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul concluíram a primeira prova de eficiência alimentar do acordo de cooperação técnica firmado em junho do ano passado. Animais de dezesseis criatórios do Rio Grande do Sul passaram pelas provas de eficiência alimentar. Terneiros desmamados foram submetidos a um teste de  eficiência alimentar com duração de 91 dias. Depois do teste foram recriados em pastagem (natural + cultivada), e em época de vazio forrageiro (novembro e dezembro; março e abril) foram suplementados para manter a condição corporal.

Após a conclusão destas duas etapas foram ranqueados conforme o índice de seleção denominado “Top Brangus UFRGS”, nas seguintes características:

•    Eficiência Alimentar Residual;
•    Área de olho de lombo;
•    Espessura de gordura subcutânea;
•    Percentagem de gordura intramuscular;
•    Perímetro escrotal.

Os reprodutores estão sendo preparados na Estação Experimental Agronômica (EEA) da UFRGS, em Eldorado do Sul (RS), atualmente. Três deles permanecerão na universidade, como contrapartida ao convênio. Os demais, incluindo os 5 tourinhos Top, serão ofertados na primavera de 2020.

Com foco em “Consumo alimentar residual e recria em pastagem como estratégia de seleção e efeitos nas características de comportamento alimentar e de carcaça, obtidas por ultrassom, em machos da raça Brangus”. O projeto busca aprimorar a avaliação animal e avançar na cadeia produtiva de gado de corte.

* Com informações da assessoria de imprensa

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.