CI

RS: feira do Produtor de Mormaço tem segunda edição nesta sexta-feira, 7

A Feira do Produtor do município de Mormaço foi reinaugurada no final do mês de abril


Foto: Pixabay

A Feira do Produtor do município de Mormaço foi reinaugurada no final do mês de abril e a segunda edição acontece nesta sexta-feira (07/05), das 7h30 às 11h30, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes. Ao todo, oito agricultores participam da feira e comercializam produtos como hortaliças, embutidos, panificados, artesanatos e flores.

O extensionista rural Agropecuário da Emater/RS-Ascar, Rodrigo Pommer, explica que a reinauguração da feira do produtor era uma demanda existente no município. "Quando inicie minha atuação extensionista em Mormaço, conversei com os integrantes do conselho agropecuário, prefeito e secretário de agricultura e observamos essa demanda. Depois de inúmeras ideias e conversas realizamos os convites aos agricultores que produzem alimentos. A feira é uma forma interessante de valorizar os pequenos empreendimentos familiares e a diversidade na produção", lembra.

Pommer relata que na primeira edição após a reinauguração da feira, o volume de vendas registrado pelos agricultores somou mais de R$2.900,00. "A diversidade de produtos me surpreendeu. Todos os feirantes ficaram satisfeitos com a primeira feira e otimistas para a próxima edição, buscando se organizar. O cenário é otimista, pois pessoas que não pensavam em ser feirantes vieram e saíram satisfeitos. Além da diversidade de produtos é também a qualidade do alimento, da cadeia curta do produto sair do agricultor e chegar no consumidor mais rapidamente, com o máximo de qualidade e variedade".

A agricultora Leonice Welther, da localidade São Roque, foi uma das produtoras que expos seus produtos na feira. Trabalhando há muitos anos com eventos, a agricultora viu os negócios prejudicados com o início da pandemia. "Nós vivíamos de eventos. Com a pandemia os eventos pararam e então tivemos a ideia de vender produtos por encomenda, como mandioca, e também venda na rua de algodão doce e maçã do amor, pois devido aos eventos tínhamos a máquina. Então a Emater e a Prefeitura propuseram a ideia da feira e nós amamos. Levamos para a feira de tudo o que tínhamos na propriedade e foi ótimo. Ainda é cedo para planejar a longo prazo. Vamos nos organizar nas plantações pois não estávamos preparados. Mas a ideia é melhorar a qualidade do produto oferecido e, quem sabe, a longo prazo a gente foque nas geleias", conta.

Além de preparar a produção na propriedade da família, a agricultora atua na divulgação da feira. "Também precisamos trabalhar para habituar as pessoas a participar da feira e assim incentivar os produtos de casa, do nosso município. Essa é a nossa maior dificuldade, chamar o público para participar desse espaço. Quando saio para vender minhas encomendas sempre convido a participar da feira e incentivo a as pessoas a levarem suas sacolas retornáveis", conta Leonice.

A feira do produtor de Mormaço acontece todas as sextas-feiras, das 7h30 às 11h30, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes. A feira é realizada em espaço aberto e os agricultores seguem as orientações dos órgãos de saúde observando o distanciamento, uso de máscara e álcool em gel.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.