CI

Emater/RS-Ascar e Embrapa realizam seminário online sobre Sistema Silvipastoril

Seminário online sobre Sistema Silvipastoril foi transmitido na última sexta-feira (22/05)


Foto: Marcel Oliveira

Pensando em qualificar o trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) realizado pela Emater/RS-Ascar na região Norte do Estado, especialmente envolvendo a atividade leiteira, um seminário online sobre Sistema Silvipastoril foi transmitido na última sexta-feira (22/05), com participação do pesquisador da Embrapa Florestas, de Curitiba (PR), Vanderley Porfírio da Silva.

A palestra ministrada por Porfírio teve enfoque no uso de sombra nos piquetes e a importância dessa prática para o bem-estar animal e também como reflexo na produtividade leiteira.

Propusemos esse tema porque a sombra é um dos elementos mais importantes do bem-estar animal e como na região 98% dos produtores de leite produzem à base de pasto com suplementação, se torna ainda mais importante o uso de árvores nos piquetes para proporcionar sombra aos animais, explicou o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Valdir Sangaletti, coordenador da área de produção animal na região.

Porfírio abordou ainda outros temas ligados ao Sistema Silvipastoril, apresentando sua concepção e vantagens para a agricultura, seja para a produção de leite, gado de corte, Integração Lavoura-Pecuária, ou até mesmo para a geração de renda através da comercialização da madeira. O seminário online foi proposto pelo Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen e envolveu extensionistas dos 42 municípios da região, mas contou também com a participação de técnicos e extensionistas das demais regiões do Estado. Mais de 180 pessoas participaram da atividade, que teve a parceria da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

Ao final da palestra, o pesquisador ficou à disposição para passar mais informações e se dispôs a realizar um trabalho integrado com a Emater/RS-Ascar nessa área. Nesse momento em que enfrentamos a dificuldade de reunir o público de forma presencial, a videoconferência se tornou uma ferramenta importante, que facilita a comunicação entre todos e permite a continuidade dessas atividades, trazendo conhecimento e informação, finalizou Sangaletti, frisando que o seminário online contou com a colaboração da equipe de comunicação e informática da Embrapa e Emater/RS-Ascar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.