CI

Colheita de feijão primeira safra se encaminha para final

Nas regiões produtoras do Estado, o feijão 1 safra está em finalização de safra, com cerca de 74% da área já colhida


Nas regiões produtoras do Estado, o feijão 1 safra está em finalização de safra, com cerca de 74% da área já colhida. De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, divulgado nesta quinta-feira (14/02), a exceção se dá na região da Serra, mais especificamente nos Campos de Cima da Serra, onde as áreas de produção ainda não estão em colheita devido ao período de implantação ocorrer mais tarde.

As áreas já colhidas estão apresentando muito bom padrão, tanto de rendimento como de qualidade, à exceção de lavouras situadas no Alto da Serra do Botucaraí e Vale do Rio Pardo, onde ocorreram reduções em decorrência de eventos climáticos adversos em aproximadamente 30% da área de lavouras dessas regiões. Já no Alto Jacuí, Celeiro e Noroeste Colonial, as lavouras apresentam alta produtividade média, boa qualidade dos grãos e umidade adequada ao armazenamento, dispensando secagem. A safra secundária de feijão também já está em andamento no Rio Grande do Sul, com implantação de áreas e início de desenvolvimento.

Mais uma semana de condições climáticas com predomínio de tempo seco, altas temperaturas e forte radiação solar, favoráveis à colheita do milho. Porém, as lavouras em desenvolvimento vegetativo, floração e enchimento de grãos sofreram com a baixa umidade do solo. Lavouras pontuais, que não foram conduzidas adequadamente, sofreram mais em função do clima. No entanto, a ocorrência de chuvas no início desta semana amenizou o problema; ainda assim, são necessárias chuvas semanais e mais volumosas para atender as necessidades diárias das plantas.

A cultura da soja está 2% na fase madura, 62% em enchimento de grãos, 26% em floração e 10% se encontra em desenvolvimento vegetativo, o que corresponde às áreas implantadas mais tarde. Concluída a implantação da cultura, foi iniciada a colheita nas primeiras áreas das regiões da Fronteira Noroeste e Missões. A cultura está com bom desenvolvimento e os rendimentos estão variando de 30 a 55 sacas por hectare nas primeiras áreas colhidas.

As boas condições meteorológicas ocorridas na semana, especialmente em relação à insolação, favoreceram a cultura do arroz, que está em enchimento de grãos na maior parte das lavouras, chegando aos 42%. E que também já apresenta evolução na colheita na Fronteira Oeste e região Central do Estado, chegando aos 2% da área do Rio Grande do Sul, estimada em 693.538 hectares.

Na região Sul, onde ainda não há áreas em colheita, a lavoura se encontra predominante em enchimento de grãos, com 52% da área nesta fase; 43% estão em floração e os 5% restantes ainda em desenvolvimento vegetativo. Nessa região, agricultores retomam otimismo com relação à expectativa de produtividade e produção, em razão da melhora nas condições do clima, com mais luminosidade e permanência das temperaturas altas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.