CI

Rio Grande do Sul terá laboratório para análise de azeite de oliva a partir da safra 2020

Análises realizadas no estado vão otimizar todo o processo de produção dos azeites gaúchos


Maior produtor de olivas do Brasil, o Rio Grande do Sul vai contar com um laboratório de análises de azeite a partir da safra 2020. O projeto é desenvolvido pela Embrapa Clima Temperado de Pelotas, e vai contar com o aporte do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva). Nesse sentido o Laboratório de Azeites da Embrapa Clima Temperado recebeu nesta semana a Certificação por parte de INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

O investimento realizado nesta primeira etapa foi de R$ 30 mil, valores repassados pelo Ibraoliva para Embrapa, através de convênio com o SEBRAE. Outros R$ 30 mil serão aportados na segunda fase, desta vez, com recursos próprios do Instituto.

De acordo com o Ibraoliva, as análises realizadas no estado vão otimizar todo o processo de produção dos azeites gaúchos. Com o laboratório, o produtor poderá enviar as amostras para a Embrapa, que fará a análise físico–química do azeite onde serão medidos, por exemplo, os índices de acidez e peróxidos. Essas informações devem constar no contrarrótulo da embalagem do azeite a ser comercializado.

O presidente do Ibraoliva, Paulo Marchioretto, alerta que sem essas informações o azeite não pode ser comercializado.  “Hoje precisamos mandar os azeites para o interior de São Paulo para realização dessas análises, que demanda tempo e custos elevados, mas agora sendo realizadas aqui no RS, além de ficar mais perto, diminuirão os custos para o produtor”.

Marchioretto destaca ainda que o consumidor também sai ganhando com a criação do laboratório. “Para o consumidor também é importante, pois terá a certeza que está adquirindo um azeite atestado por um laboratório credenciado pelo INMETRO e Ministério da Agricultura, que confirmam a qualidade do azeite comercializado. Este esforço conjunto trará ótimos resultados”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.