CI

RS: assinatura de contratos do Bolsa Juventude Rural tem início na região de Ijuí

Emater/RS-Ascar começa a receber os documentos dos jovens habilitados a participarem do Programa Bolsa Juventude Rural


Foto: Nadia Borges

A Emater/RS-Ascar começa a receber os documentos dos jovens habilitados a participarem do Programa Bolsa Juventude Rural. O Programa é coordenado no Rio Grande do Sul pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e nesta edição irá beneficiar 113 jovens da região de Ijuí.

Nos Escritórios Municipais da Emater/RS-Ascar, os jovens que foram habilitados pelo Programa no ano passado assinam um contrato por meio do qual se comprometem a executar um Projeto Produtivo do interesse deles. Para tanto, irão receber assistência técnica e social da Emater/RS-Ascar. No Projeto Produtivo eles terão de descrever como planejam investir na propriedade onde vivem o recurso no valor de R$ 2 mil concedido pelo Programa Bolsa Juventude Rural.

Tenente Portela, na região Celeiro, teve o maior número de bolsas da região de Ijuí, 35 no total. Na sequência, vêm os municípios de Redentora (24), São Valério do Sul (10), Condor (9), Humaitá (8), Catuípe (4), Coronel Bicaco (3), Jóia (3), Boa Vista do Incra (2), Derrubadas (2), Esperança do Sul (2), Panambi (2), Bom Progresso (1), Colorado (1), Fortaleza dos Valos (1), Ijuí (1), Nova Ramada (1), Quinze de Novembro (1) e Santo Augusto (1), Tiradentes do Sul (1) e Vista Gaúcha (1). Praticamente a metade das bolsas (55) foram destinadas a indígenas da etnia Kaingang, moradores das Terras Indígenas Guarita e Inhacorá.

O jovem Elias da Silva, de Derrubadas, planeja qualificar a produção de leite. Ele deseja comprar mais uma novilha e aumentar a oferta de pasto permanente para os animais. A Prefeitura de Derrubadas também oferece uma contrapartida ao jovem subsidiando as horas de trabalho empregadas pelas máquinas que irão implantar a área de pastagem. No médio e longo prazo, a expectativa é que a renda do jovem aumente.

A extensionista rural da Emater/RS-Ascar Delires Kirst lembra que o Programa Bolsa Juventude Rural está em Derrubadas desde 2017 e até o momento concedeu 21 bolsas aos jovens do município. "Eles recebem um grande incentivo para ampliar suas ações e autonomia no meio rural, qualificando a produção, realizando a recuperação do solo, gerando renda e buscando inovações", disse Delires.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.