CI

RS: Construção de Açudes avança em Vitória das Missões

Programa viabilizará a construção de 90 açudes em nove municípios da região de Santa Rosa nos próximos meses


Foto: Divulgação

Com o início das obras previstas pelo Programa de Apoio à Ampliação da Infraestrutura Rural, da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, produtores de Vitória das Missões terão a oportunidade de qualificar a reservação de água em suas propriedades e, com isso, contar com essa estratégia em momentos de enfrentamento à estiagem.

A construção do açude de 35X20m na propriedade de Olívio Romano Callegari, de Ressaca Ibicuá, já foi finalizada e a máquina está realizando as obras nesta sexta-feira (27/11) na propriedade de Claudino Maciel dos Santos, da localidade de Rolim de Moura.

No total, 10 açudes devem ser construídos no município, sendo os beneficiários definidos pelo Conselho Municipal de Agricultura. A finalidade da construção destes açudes é de reservação de água para usos múltiplos, de modo especial, para a expansão da prática de irrigação como forma de contribuir com maior estabilidade nas produções agropecuárias diante das recorrentes estiagens. No caso de Callegari, por exemplo, a ideia é contribuir com a atividade leiteira, por meio da irrigação de pastagens. Além de Vitória das Missões, já iniciaram as obras em São José do Inhacorá e, na próxima semana, as escavações começam em Guarani das Missões.

O Programa viabilizará a construção de 90 açudes em nove municípios da região de Santa Rosa nos próximos meses, com projetos elaborados pela Emater/RS-Ascar. Serão disponibilizadas pelo Governo do Estado 24 horas-máquina, por meio da contratação de empresa licitada, para a construção dos reservatórios.

Foram classificados para acessar este Programa os municípios que tiveram seus Decretos de Emergência homologados pela Casa Civil do Estado do Rio Grande do Sul, em função da estiagem do início de 2020.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.