CI

RS: produtores de Centenário e Sertão recebem mudas de batata-doce

A entrega de mudas de batata-doce em Centenário neste ano contempla 50 famílias que realizaram encomendas das variedades Amélia


Foto: Pixabay

A entrega de mudas de batata-doce em Centenário neste ano contempla 50 famílias que realizaram encomendas das variedades Amélia, Rubissol, Cuia, dentre outras. "As mudas são adquiridas por um viveiro que em parceria com a Embrapa realiza melhorias genéticas que as torna cada vez mais adaptáveis ao nosso clima e solo", explica o extensionista do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar local, Leandro Kubiak.

O casal Fernando e Vanda Gawenda, uma das famílias que adquiriu as mudas, foi até o escritório, onde recebeu o material pelo extensionista. Kubiak observa que os produtores aguardam as chuvas previstas para os próximos dias para que possam plantar as mudas.

"Essa atividade promove a diversidade alimentar das famílias por conta das inúmeras receitas que podem ser produzidas com a batata-doce. Além de ser um alimento saudável que cada vez mais está sendo consumido pelas famílias por ser uma fonte de carboidratos natural", ressalta Kubiak, acrescentando que há vários anos o escritório da Emater/RS-Ascar de Centenário faz essa reserva para as famílias interessadas e consegue a diminuição do custo de vida através de ações que incentivam a produção de frutas e hortaliças na propriedade familiar, além de agregar valor na venda do excedente.

Já em Sertão, onde cinco produtores também receberam mudas de batata-doce, o plantio já pode ser realizado. No município, choveu 42 milímetros na quarta e quinta-feira (25 e 26/11), relata a equipe do Escritório Municipal do município, favorecendo o plantio. As 180 mundas são dos cultivares Cuia, Gaita e Rubissol, provenientes da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), que é credenciada pela Embrapa. O produtor Nélson Roberto Fontoura, da comunidade Engenheiro Luiz Englert, foi um dos que recebeu as mudas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.