CI

RS e SC querem estimular cereais de inverno

Incentivo é para culturas como trigo, triticale, centeio, aveia e cevada


Foto: Marcel Oliveira

Os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul estão unidos para impulsionar o plantio de cereais de inverno. A busca quer aproveitar áreas ociosas ou em pousio para culturas como trigo, triticale, centeio, aveia e cevada. Economicamente rentáveis, aliadas do solo para a cultura subsequente, ainda podem entrar como substitutos do milho em ração animal.

Nesta safra, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que os dois estados juntos devem colher pouco mais de 3 milhões de toneladas. Lideranças estão unidas na busca de novos cultivares e para incentivar os produtores rurais a investirem no plantio desses grãos. 

Em Santa Catarina foi criado o Projeto de Incentivo ao Plantio de Cereais de Inverno Destinados à Produção de Grãos, que subvenciona 50% do valor das sementes de cereais de inverno destinadas à fabricação de ração. Com a iniciativa produtores receberão uma subvenção de R$ 250 por hectare efetivamente plantado, em um limite de 10 hectares por agricultor. A intenção é ampliar em 20 mil hectares a área cultivada em todo o estado na safra 2020/2021. “São passos importantes para diversificarmos ainda mais a economia dos dois estados", destaca o secretário da Agricultura de SC, Altair Silva.

O objetivo principal é reduzir a dependência de milho e os custos de produção, além de trazer mais uma alternativa de renda para os agricultores e mais competitividade para a cadeia produtiva de carnes. Segundo o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul (Senar/RS), Eduardo Condorelli, esta é uma oportunidade excelente de agregação de renda para o setor produtivo dos estados do Sul. "Precisamos estar organizados para enfrentar o desafio, que não é tão grande assim, pois temos área, infraestrutura e tecnologia. Nosso papel é dar voz ao que a Embrapa desenvolve, pois é aqui que encontramos a solução", enfatiza.

O trabalho também conta com apoio da pesquisa. Enquanto a Embrapa Trigo, de Passo Fundo (RS), trabalha no desenvolvimento das cultivares de cereais de inverno, a Embrapa Suínos e Aves (SC) analisa o uso desse material na alimentação de suínos e aves. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.