CI

Venezuelanos viviam como escravos em sítio

Operação da Polícia Federal resgatou três trabalhadores no interior do Rio Grande do Sul


Foto: Divulgação PF

A Polícia Federal e a Inspeção do Trabalho no Rio Grande do Sul deflagraram, na manhã desta quinta-feira (29) a Operação Alforria, de combate ao trabalho escravo. Depois de denúncias os agentes cumpriram três mandados de busca e apreensão nos municípios de Dois Irmãos e Morro Reuter, no Rio Grande do Sul. 

A investigação iniciou a partir de informações repassadas pelo Centro de Apoio e Pastoral do Migrante (CAMI), indicando que um cidadão da Venezuela estaria sendo submetido a trabalhos forçados e à jornada exaustiva. No local ele indicou outros dois venezuelanos na mesma situação. 

Auditores fiscais do trabalho puderam comprovar que eles estariam trabalhando em condições análogas a escravo. Eles realizavam tarefas em uma propriedade rural sem salário, além de serem alvos de ameaças e agressão. Também eram obrigados a comprar alimentos no mercado do dono da propriedade rural.  

A ação realizada tem por objetivo a coleta de provas para a instrução do inquérito policial, a identificação de outras vítimas, o resgate de trabalhadores e a autuação administrativa do proprietário do local.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.