CI

RS: semana de baixas temperaturas e tempo seco

A próxima chuva é esperada para a segunda-feira da próxima semana (13)


Foto: Marcel Oliveira

A passagem de uma nova frente fria causa pancadas de chuva, trovoadas e rajadas de vento sobretudo no Centro, Norte e Oeste do Rio Grande do Sul. De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o acumulado alcança 35 milímetros em Ijuí, 30mm em Santa Maria, 25mm em Horizontina e 20mm em Santa Rosa.

As rajadas de vento alcançaram 80 quilômetros por hora em Santo Augusto, 70km/h em Santa Rosa e 65km/h em Cruz Alta. Na semana passada, entre terça (31) e quarta-feira (1º), a passagem de uma outra frente fria trouxe chuva forte ao Sul do Rio Grande do Sul, com acumulados entre 35mm e 75mm. Em Pelotas, a chuva de pouco mais de 47mm registrada na quinta-feira (2) não era vista em um período de 24 horas desde janeiro de 2019.

Mas nesta semana a chuva não dura muito. A tendência é de que a frente fria se afaste para Santa Catarina e Paraná no decorrer desta segunda-feira (6) e o tempo seco volte a predominar no Rio Grande do Sul. A partir daí, a temperatura despenca com mínima variando entre 3°C e 6°C nas áreas mais elevadas do Estado e entre 6°C e 9°C nas áreas produtoras de arroz sobretudo na quarta-feira (8).

Na segunda metade da semana, ainda sob tempo seco, a temperatura entra em elevação. A próxima chuva é esperada para a segunda-feira da próxima semana (13), mas virá de forma irregular e com baixo acumulado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.