CI

Instituto Crescer Legal forma jovens

Com essa certificação, o Instituto alcança a marca de 333 jovens formados


Jovens rurais de Herveiras, Sinimbu, Boqueirão do Leão, Passo do Sobrado, Cerro Branco, Vale do Sol e Vera Cruz serão certificados pelo Instituto Crescer Legal nesta quinta-feira, 12 de dezembro. O evento inicia às 13h30, na Tap’s Eventos, e contará com a presença do secretário nacional da Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Schwanke, padrinho dos 129 jovens que concluíram o Programa de Aprendizagem Profissional Rural em 2019.

Meninos e meninas entre 14 e 17 anos, de sete municípios gaúchos, foram contratados via Lei da Aprendizagem e receberam seu primeiro salário, mas sem trabalhar. Diferente do que acontece na cidade, ao invés de trabalharem na empresa contratante, se reuniram diariamente no contraturno escolar para falar sobre seus projetos de vida e desenvolverem-se pessoal e profissionalmente, vivenciando, de forma especial, práticas de gestão rural e empreendedorismo.

Segundo o diretor presidente do Instituto, Iro Schünke, a certificação é o momento mais esperado pela equipe do Instituto Crescer Legal. “Compartilhamos a expectativa da formatura com os nossos jovens aprendizes, afinal este é um dos grandes momentos do Instituto, quando certificamos novos empreendedores e gestores rurais, mas mais do que isso, jovens com novas percepções sobre o campo, suas próprias possibilidades e conscientes de seus projetos de vida”, ressaltou o diretor presidente do Instituto Crescer Legal, Iro Schünke.

Com essa certificação, o Instituto alcança a marca de 333 jovens formados no curso “Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural” desde que foi lançado, em 2015. Sete novas turmas estão confirmadas para 2020 e abrangerão cerca de 140 jovens nos municípios gaúchos de Boqueirão do Leão, Canguçu, Cerro Branco, Herveiras, Passo do Sobrado, Sinimbu e Santa Cruz do Sul. O processo de inscrições, seleção e matrículas dos adolescentes no Programa de Aprendizagem foi coordenado pelo Instituto Crescer Legal e contou com o apoio de agentes locais – orientadores agrícolas das empresas associadas e parceiros da educação, saúde e assistência social – na busca ativa pelos adolescentes que integram o público alvo.

SOBRE O INSTITUTO – Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas, o Instituto Crescer Legal tomou forma com o apoio e adesão de pessoas envolvidas com a educação e com o combate ao trabalho infantil, em especial em áreas com plantio de tabaco, na Região Sul do País. A meta: oferecer subsídios para que o jovem permaneça e se desenvolva no meio rural e, ao mesmo tempo, combater o trabalho infantil no campo. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.