CI

Clima diminui oferta de hortaliças no mercado

Como consequência, houve alta nos preços dos produtos nas Ceasas


Foto: Marcel Oliveira

As fortes geadas que ocorreram nas principais regiões produtoras de hortaliças e frutas no país causaram queda na oferta das culturas. Como consequência, houve alta nos preços destes produtos na maioria dos mercados atacadistas. 

Segundo o Relatório de Monitoramento Semanal da Comercialização, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que avalia o desempenho nas Centrais de Abastecimento, estados produtores como São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul tiveram impactos do clima. O estudo refere-se ao intervalo de 18 a 24 de julho.

Em São Paulo a geada foi intensa e abrangente e atingiu também regiões de clima mais quente, como Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. Isso comprometeu a produção de muitas regiões com possível diminuição de oferta e da qualidade de algumas hortaliças, em especial as folhosas. As frutas também sofreram este efeito, como foi o caso da laranja. Na Ceagesp a alface crespa teve queda de oferta em 32% e alta de preços de 44%. 

Já a Ceasa Campinas, também em São Paulo, informou que muitos produtores de hortaliças tiveram perdas significativas e já observaram reflexo nos preços de legumes como o pimentão, a abobrinha e a berinjela. Com relação às folhosas, ainda não foi notada uma grande mudança nos preços, uma vez que o consumo é muito reduzido neste período de inverno. 

No caso do Rio Grande do Sul, já havia sido observada uma alta nos preços coletados na semana anterior à do novo estudo, quando ainda não havia ocorrido a geada, mas apenas um frio mais severo, como informou a CeasaSerra e a Ceasa/RS. Ainda neste estado, na capital, Porto Alegre, ocorre um período de entressafra de hortigranjeiros que teve início em junho e seguirá até o mês de outubro. De acordo com produtores, comerciantes e varejistas locais, a demanda tem sido baixa este mês. Com isso mesmo com queda de oferta como -40% na batata, -39% em ovos e -12% no tomate italiano, os preços ficaram estáveis.

No Paraná, a informação obtida pela Ceasa no estado foi de que as geadas que ocorreram anteriormente afetaram a oferta e, com isso, os preços já estavam elevados. O prejuízo ocorreu principalmente para hortaliças como chuchu, abobrinha, tomate e pepino. Também sentiram esses efeitos a couve-flor, brócolis e a alface, entre outras. Queda de oferta de – 39,4% na cebola e -55% no tomate italiano.

Finalmente, em Santa Catarina a perspectiva é de que haja atraso no desenvolvimento das hortaliças pelas baixas temperaturas, comprometendo a oferta. Afirma-se ainda que das duas regiões produtoras contatadas pelos técnicos da empresa, uma ao nível do mar, não ocorreu geada e na outra, na altitude elevada, os hortigranjeiros cultivados são escolhidos já em função das baixas temperaturas.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.