CI

RS: situação de lavouras de tabaco preocupa

Municípios estudam decretar emergência


Foto: Divulgação

A safra de tabaco que já está sendo colhida tem estimativa de queda de 3%. O Rio Grande do Sul, maior produtor nacional, com quebra de 15,9%; Santa Catarina com 4% e o Paraná, na contramão, deve ter com aumento na produção de 33%. Mas essa quebra de safra pode ser ainda maior para produtores da região Centro-Sul gaúcha. Sem chuva significativa há semanas as lavouras estão prejudicadas, com folhas ressecadas, pés pequenos e baixo rendimento.

No município de Chuvisca, distante 150 km da capital, já está sendo cogitado um decreto de emergência. Além do fumo também são afetadas lavouras de milho, feijão, batata e aipim.
 
O prefeito, Joel Subda, conta que tem recebido dezenas de agricultores relatando a difícil situação enfrentada nas propriedades. A partir desta quarta-feira (11) equipes vão visitar as propriedades buscando mais informações para a emissão do decreto. “Queremos auxiliar para que haja renegociações ou abatimentos em financiamentos agrícolas e sensibilizar as empresas fumageiras sobre os prejuízos nesta safra 19/20”, destaca o prefeito.

No município vizinho de Amaral Ferrador a secretaria da Agricultura deve decretar situação de calamidade. Técnicos também estão a campo avaliando os prejuízos estimados em R$ 15 milhões. A administração municipal pretende pleitear recursos para amenizar a situação dos produtores. Em Dom Feliciano a prefeitura solicitou reunião com a Secretaria de Desenvolvimento Rural Sustentável e Meio Ambiente e com a Emater para tratar do assunto.  O problema se repete em outros municípios da região como Camaquã, Cristal e Turuçu. A orientação técnica emitida pelas fumageiras é que os fumicultores colham o que restou das plantas, em talhões, o mais breve possível.

De acordo com a Central de Previsão do Tempo do Irga há previsão de chuva fraca para esta quinta-feira (em torno de 2mm). No domingo as precipitações podem chegar aos 21 mm na região. As temperaturas seguem altas.


Foto: Zélia Studzinski

Foto: Adilson Marcinaki

Foto: Fainer Zebrowski

** Com informações do site Donfa News

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.