CI

Circular orienta sobre cultivo de cogumelos comestíveis com resíduos orgânicos

Pesquisa demonstrou ser possível utilizar resíduos orgânicos como substratos para cultivo de shimeji


Foto: Divulgação

A publicação Produção de cogumelos comestíveis em substratos orgânicos, do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), relata bons resultados de experimentos conduzidos no Centro de Pesquisa em Florestas, em Santa Maria, na utilização de resíduos orgânicos como substratos para o cultivo de cogumelos shimeji. A circular é gratuita e está disponível para download em www.agricultura.rs.gov.br/publicacoes.

De acordo com a pesquisadora Gerusa Steffen, uma das autoras da circular, os produtores de shimeji costumam utilizar farinhas orgânicas de soja e milho misturadas à serragem na composição dos substratos. Mas estas farinhas, por serem orgânicas, possuem um custo elevado, o que reduz a margem de lucro. “Para nós, não há sentido utilizar um alimento, as farinhas, para gerar outro alimento, cogumelos. Por isso resolvemos testar diferentes composições de substratos utilizando somente resíduos orgânicos, objetivando também reduzir os custos de produção do substrato, que representam os maiores custos para os produtores”, explica.

No experimento, foram testados diversos resíduos orgânicos para a composição dos substratos: serragem, maravalha, pó de café, erva-mate, casca de arroz, grãos de arroz sem valor comercial e vermicomposto de esterco bovino. Todas as composições avaliadas foram comparadas ao substrato padrão usualmente utilizado e recomendado por consultores técnicos da área de cultivo de cogumelos.

O parâmetro de avaliação dos substratos foi a sua eficiência biológica, uma variável que estima a produtividade média de cogumelos frescos em relação à massa fresca de substrato úmido. “É recomendável o uso de substratos que apresentam eficiência biológica próxima a 20%, o que significa que para cada 100 quilos de substrato úmido, espera-se uma produtividade de 20 quilos de cogumelos frescos”, detalha a pesquisadora.

O substrato de melhor resultado, com eficiência biológica de 27,84%, foi o composto por serragem de eucalipto (50%), grãos de arroz sem valor comercial (20%), casca de arroz (20%) e vermicomposto (10%). Já o substrato padrão apresentou eficiência biológica de 17,93%. “Isto demonstra que é possível substituir o uso de farinhas próprias para consumo humano por resíduos orgânicos sem valor comercial”, conclui Gerusa.

Além dos resultados da pesquisa, a publicação também apresenta um panorama sobre a produção de cogumelos nos mercados nacional e internacional, as espécies mais produzidas comercialmente, fatores na produção de cogumelos, escolha do substrato, um passo-a-passo para sua esterilização e as etapas de cultivo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.