CI

Maquete de agroindústria familiar é destaque em parcela

Visitantes que circulam pelo Espaço Casa da Emater, durante a 19ª Expoagro Afubra, em Rio Pardo


Visitantes que circulam pelo Espaço Casa da Emater, durante a 19ª Expoagro Afubra, em Rio Pardo, têm a oportunidade de conhecer, na parcela de Agroindústria Familiar, a maquete de um empreendimento do tipo. Construída com base nas orientações do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), operacionalizado pela Emater/RS-Ascar por meio de convênio com o Governo do Estado, a miniatura apresenta as especificações técnicas para essas construções, que vão desde a exigência de um pé direito de, no mínimo, três metros, até a adoção de paredes móveis e o uso de materiais que não retenham água.

A extensionista da Emater/RS-Ascar, Celita Peterson, explica ainda que os empreendimentos devem respeitar um fluxo de entrada da matéria-prima, passando pelo processamento até chegar à expedição. ?A maquete também sugere formas para a disposição de equipamentos, com salas que devem ser bem ventiladas e com prédios cercados para evitar o acesso de animais?, comenta Celita. ?A planta para a construção de uma agroindústria também pode ser obtidas por meio do Peaf?, observa a extensionista.

No mesmo local, o público também pode obter todas as informações sobre o Peaf, que busca possibilitar aos agricultores familiares a agregação de valor à produção primária, com melhoria de renda e de condições gerais de vida das famílias. ?O programa busca contribuir para o desencadeamento de um processo de desenvolvimento socioeconômico das famílias, apoiando-as para que deixem a informalidade e que tenham acesso a pontos de comercialização?, explica Celita.

O Programa de Agroindústria Familiar facilita o acesso a projetos financeiros e ao serviço de assistência técnica e extensão rural do Estado, legalizando os empreendimentos nas esferas sanitária, ambiental e fiscal, possibilitando ainda o uso do selo Sabor Gaúcho. Por meio do apoio da Emater/RS-Ascar, os agricultores também podem participar dos cursos oferecidos pelos centros de treinamento da Instituição. Capacitações em Gestão de Agroindústrias, de processamento artesanal de carne suína, de panificação e de massas frescas e salgadas, entre outras estão sendo oferecidas por todo o Estado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.