CI

Certificação garante pureza do suco de uva

Selo foi lançado neste ano e melhora o controle do consumidor quanto à qualidade


Foto: Marcel Oliveira

Uma iniciativa da Associação Brasileira dos Elaboradores de Suco de Uva Puro, com de Flores da Cunha (RS), em conjunto com o Instituto Totum, lançou em março deste ano uma certificação que assegura que a pureza do suco de uva. O Selo Suco de Uva Puro garante que as bebidas são feitas apenas de uva e não trazem nada além disso em sua composição, como água açúcares, corantes, aromatizantes, conservantes, antioxidantes ou outros ingredientes.

O objetivo é que o consumidor ao se deparar com a certificação nos rótulos tenha 100% de certeza do que está consumindo, aproveitando dos benefícios da uva para o organismo. De acordo com a biomédica Caroline Dani, que pesquisa os benefícios da uva há mais de 15 anos e auxilia no projeto, "o selo oferece ao consumidor a garantia de levar para casa o suco puro, diferente de outras bebidas, como o suco reconstituído e o suco integral, que podem conter antioxidantes e conservantes adicionados", garante.

O Instituto Totum autoriza a aplicação do selo em produtos que atendam regulamento de normas técnicas e controle laboratorial. São feitas coletas físicas dos produtos nos pontos de venda e submetidas à análise em laboratório acreditado pelo Inmetro. Antes de vigorar, a certificação passou pelo aval do Ministério da Agricultura, além de obter registro da marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

"O Selo vem então para ajudar os consumidores, sabendo que suco de uva com Selo é garantia de suco de uva puro, sem que seja necessário entender de toda a regulação. O Selo é uma prestação de serviços para o consumidor muito importante”, afirma Celina Almeida, diretora do Instituto Totum.

O selo já pode ser encontrado em bebidas de 12 vinícolas: Casa Perini, Casagranda, Casa Madeira, Catafesta, Cave do Sol, Fante Bebidas, Malacarne, Monte Vêneto, Vinícola Campestre, Vinícola Galiotto, Vinícola Luvison e Vinícola Sinuelo, que também integram a Associação Brasileira dos Elaboradores de Suco de Uva Puro.

Segundo dados do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) entre 2008 e 2018, o volume comercializado da bebida passou de 123 milhões para 282 milhões de litros anuais. O Rio Grande do Sul é o maior produtor. Os 10% restantes são elaborados nos estados de Santa Catarina, Mato Grosso, Bahia, Paraná, São Paulo e Pernambuco.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.