CI

RS comemora cinco anos Livre de Peste Suína Clássica

Em 2019, o Rio Grande do Sul exportou mais de 169 mil toneladas de carne suína


Foto: Pixabay

Nesta quinta-feira (28), o Rio Grande do Sul comemora cinco anos da conquista do Certificado de Área Livre de Peste Suína Clássica junto a Organização Internacional de Saúde Animal (OIE). O estado já tinha o reconhecimento interno, do Ministério da Agricultura, desde os anos 90, logo após a suspensão da vacinação contra a doença. Entretanto, em 2015, a OIE passou a certificar internacionalmente a condição.  O estado gaúcho, juntamente com Santa Catarina, foram os primeiros no país a receber a distinção. Atualmente, 16 estados brasileiros possuem a certificação.

Para o presidente do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do RS, Rogério Kerber, o Rio Grande do Sul adquiriu, no cenário mundial, uma referência de organização e estruturação validada pelo órgão internacional. “Essa condição se mantém até hoje e é constantemente avaliada e consolidada”, explica. Inclusive, salienta o dirigente, durante a auditoria realizada pelo Mapa – que visava o avanço de status sanitário em relação à febre aftosa – o Programa Nacional de Sanidade Suína (PNSS) no estado foi aferido.

A coordenadora do programa na Secretaria da Agricultura, Juliane Webster Galvani, destaca os esforços do Serviço Veterinário Oficial, para garantir ao rebanho suíno gaúcho a excelência em Defesa Sanitária Animal e o cumprimento de diretrizes de vigilância sanitária internacionais. Segundo ela, “estes fatores são importantes e auxiliam o setor na manutenção e abertura de mercados”.

Em 2019, o Rio Grande do Sul exportou mais de 169 mil toneladas de carne suína, com valor de quase U$ 413 milhões. Este ano, o setor foi um dos destaques das exportações gaúchas no primeiro trimestre, com mais de U$ 128 milhões exportados, conforme o Departamento de Economia e Estatística.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.