CI

RS: instalação de kits de irrigação é tema de capacitação em Passa Sete

Extensionistas rurais participaram da capacitação sobre a instalação de kits de irrigação do Programa Seapdr


Foto: Pixabay

Extensionistas rurais dos municípios de Ibarama, Segredo, Tunas, Sinimbu, Passa Sete e Boqueirão do Leão participaram na manhã desta sexta-feira (15/01), na propriedade dos agricultores Edionei e Valéria Rubert, na localidade de Campo de Sobradinho, município de Passa Sete, de uma capacitação sobre a instalação de kits de irrigação do Programa Segunda Água da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). A atividade foi ministrada pelo extensionista rural Agropecuário Evandro Cremonese e contou com a presença do gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar, Carlos Corrêa da Rosa, do chefe de Divisão de Sistemas Produtivos da Seapdr Jonas Wesz e do técnico da Seapdr, Tiago Lopes Portes.

A atividade visou oportunizar aos extensionistas cujos municípios foram contemplados com os kits de irrigação a vivência e a prática da instalação desses sistemas. "Todos puderam participar e praticar a montagem e tirar dúvidas tanto com o instrutor quanto com os técnicos da Seapdr para melhor executar o trabalho nos respectivos municípios, amenizando as dúvidas existentes", observou o gerente adjunto.

Entre os temas abordados constaram o posicionamento da estrutura para a instalação da caixa d?água, conferência dos materiais que compõe o kit, montagem da caixa d?água com boia automática, instalação do filtro, da rede principal até a horta e/ou pomar e das redes de derivação, cuidados na manutenção dos bicos cotejadores e do filtro de ligação. O grupo também recebeu orientações dobre os cuidados com a qualidade da água do açude, horários mais adequados para a irrigação e a quantidade de água utilizada.

Rosa disse ainda que os reflexos da seca que atingiu o Rio Grande do Sul exigem adaptação até mesmo para a instalação dos kits de irrigação. "Esse é um fator limitante nesse processo. Por isso, os agricultores serão orientados a buscar outras fontes para captar água para a caixa d?água e viabilizar a irrigação das áreas até que os açudes estejam em condições de uso", orienta.

A conclusão da instalação deve ser realizada até 31 de março, com a instalação de 12 kits de irrigação para agricultores de Passa Sete, 26 em Ibarama, 31 em Segredo, quatro em Boqueirão do Leão, 22 em Tunas e nove em Sinimbu. As famílias beneficiadas foram selecionadas por meio dos Conselhos Municipais de Agricultura, conforme os critérios definidos pelo Programa Segunda Água. Além do açude para a reservação de água, construído na primeira etapa do Programa, cada kit de irrigação é formado por caixa d?água com tampa, bomba d?água submersa, chave boia com vareta, cabo isolado de energia elétrica, tubos gotejadores e conexões barra, cano PVC de 6 metros, entre outros.

Os sistemas serão utilizados para a irrigação de hortas domésticas com o objetivo de produzir e garantir o abastecimento das famílias com alimentos de qualidade e a comercialização da produção excedente para a geração de renda.

O gerente regional adjunto ainda frisa que a sequencia de capacitações que a Emater/RS-Ascar realiza com os extensionistas, além de atender a demanda de um novo sistema de irrigação, oportuniza o acesso dos técnicos a essas informações e com isso um melhor atendimento às famílias assistidas. "Adotamos o uso de máscaras, álcool gel e distanciamento para viabilizar essa capacitação, que precisa ser realizada de forma presencial. Estamos otimistas por conseguir reunir os extensionistas depois de um grande período com os cuidados necessários e ver o quanto a atualização de informações e práticas estimula o seu trabalho", conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.