CI

Falta de chuva prejudica lavouras de tabaco

A estiagem e altas temperaturas registradas nas cidades produtoras levam a perda de qualidade


O Rio Grande do Sul é o maior estado produtor de tabaco do país, respondendo por 47% da produção nacional, tendo colhido na safra passada 314 mil toneladas. Nesta safra o clima tem sido motivo de preocupação para os fumicultores. Com volume de chuva baixo nas últimas semanas as plantas, muitas em fase de colheita, sofreram com os efeitos.

As lavouras registram pés desidratados, com poucas folhas e queimadas devido ao calor. A principal consequência é a perda de peso, produtividade e folhas pequenas, impactando diretamente na renda dos produtores. 

A orientação técnica emitida pelas fumageiras, é que os fumicultores colham o que restou das plantas, em talhões, o mais breve possível, para evitar mais prejuízos. 

No Estado são 7,5 mil produtores em 227 municípios. O tabaco é responsável por 12,7% das exportações do agronegócio gaúcho, gerando uma receita de US$ 5,9 bilhões. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.