CI

Emater/RS-Ascar promove curso sobre Proagro

Extensionistas rurais de Soledade participaram na última semana de uma capacitação online sobre o Proagro


Foto: Divulgação

Extensionistas rurais da região administrativa de Soledade participaram na última semana de uma capacitação online sobre o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro). A atividade foi coordenada pelo gerente regional adjunto, Carlos Corrêa da Rosa, e com explanações dos extensionistas rurais Agropecuários, Josemar Parise, Olívio Pedro Faccin e Célio Colle. Com duração de quatro horas a atividade foi realizada nas manhãs da quarta, quinta e sexta-feira (21, 22 e 23 de outubro).

Entre os temas abordados estão as normas do Proagro, preenchimento do relatório de perdas, tutorial dos agentes financeiros, estudos de casos, relatos de experiências e preenchimento do Sisproagro. Além disso, também foi abordada a previsão de La Niña para o próximo verão e espaços para perguntas.

Segundo o gerente adjunto o curso foi muito proveitoso, com grande participação dos extensionistas com perguntas e sugestões. "Isso mostra que estamos no caminho certo. A gerência tem se preocupado com a qualificação de todos os extensionistas, tanto da área social quanto agropecuária. A interação das equipes mostra a importância da socialização e da troca de experiência", avalia.

Faccin ressaltou as obrigações do beneficiário e do técnico perito, documentação necessária, custeio de safra e entressafra, entre outros. "A partir de 1º de janeiro de 2021, a comprovação de perdas deve ser realizada mediante o uso de tecnologia que atestem a presença do perito na área enquadrada", frisou. Em seguida, Parise apresentou casos de danos na lavoura causados por eventos climáticos como seca, geada e chuva excessiva, explicou sobre o preenchimento de Relatório de Comprovação de Perdas (RCP) e apresentou metodologias para estimativa de rendimentos de grãos.

Na região administrativa de Soledade, de outubro de 2019 a julho de 2020, foram realizados 3.246 laudos de Proagro nas culturas de soja, milho, trigo, cevada e aveia, entre outros. "Houve uma demanda muito grande dos extensionistas para a realização destes laudos e, dada a confiabilidade do serviço que a Emater realiza, nós entendemos a importância de ter um nivelamento técnico constante entre os extensionistas", avalia Rosa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.