CI

Chuvas retornam ao RS durante a semana

Temperatura permanecerá mais elevada que o normal, sobretudo na atual semana


Foto: Pixabay

Nos últimos sete dias, pancadas de chuva foram observadas sobre todas as áreas gaúchas, mas a maior parte dos municípios recebeu menos de 10 milímetros. Somente algumas áreas da região central receberam mais de 35mm. A formação de um bloqueio atmosférico muda a "gangorra" da chuva no Brasil e faz com que a precipitação retorne ao Rio Grande do Sul. A partir da quarta-feira (25), a chuva forte reaparecerá sobre o Centro e Oeste do Estado e rapidamente espalhará por todas as áreas produtoras nos dias subsequentes.

De acordo com o Instituto Rio Grandende so Arroz (Irga), no fim de sete dias, até 29 de novembro, o acumulado alcançará 80mm no Oeste do Rio Grande do Sul e algo entre 30mm e 60mm no Centro, Leste e Sul do Estado, aumentando a umidade do solo e permitindo o desenvolvimento inicial do arroz sem uso da água de reservatórios. Pontualmente, algumas simulações indicam até 100mm para alguns municípios do Centro do Rio Grande do Sul. Entre 30 de novembro e 6 de dezembro, a chuva prosseguirá sobre o Rio Grande do Sul com acumulado entre 30mm e 60mm em todo o Estado.

A temperatura permanecerá mais elevada que o normal, sobretudo na atual semana. Vale lembrar que estamos sob La Niña e este padrão não deverá prosseguir no decorrer de dezembro. A previsão para o mês seguinte ainda é de chuva abaixo da média, embora o desvio seja mais modesto que o observado nos meses anteriores.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.