CI

Variedades de alface de verão começam a ser plantadas

As variedades estão sendo observadas em função da excelente genética


Nesta semana, 21 produtores assistidos pela Emater/RS-Ascar em 16 municípios da região administrativa de Porto Alegre estão plantando variedades de alfaces de Verão com a intenção de observar o desenvolvimento das plantas em condições de calor excessivo e submetidas às mesmas condições de solo e ambientais em que os agricultores estão acostumados a cultivar.

As variedades implantadas são a BRS Leila e BRS Mediterrânea do tipo crespa, desenvolvidas pela Embrapa e comercializadas pela Agrocinco, além da variedade grega Cerbiatta e da espécie lisa SCS Litorânea, desenvolvida pela Epagri, ambas vendidas pela Isla Sementes. Segundo o agrônomo Luís Bohn, estas variedades estão sendo observadas em função da excelente genética e para que os produtores tenham uma opção a mais para cultivar sob condições adversas de altas temperaturas no verão. ?Estamos trazendo variedades desenvolvidas com virtudes fisiológicas para desenvolver em condições de calor?, ressalta.

Os cultivos estão sendo feitos em Arroio do Sal, Barão do Triunfo, Campo Bom, Cidreira, Eldorado do Sul, Gravataí, Guaíba, Itati, Ivoti, Lindolfo Collor, Maquiné, Morro Reuter, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Presidente Lucena, Sapucaia do Sul.

Desde o final de novembro, as mudas doadas pelas empresas estão sendo entregues pela Emater/RS-Ascar, conveniada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), aos produtores e agora estão ocorrendo os plantios. Em fevereiro e março serão distribuídas outras mudas aos produtores para análise de outro momento em que o calor ainda é presente e influencia a plantação. ?Os produtores poderão acompanhar tanto o desenvolvimento vegetativo, sua aparência e tempo de prateleira, bem como os aspectos observados pelos consumidores?, conclui Bohn.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.