Realizada na manhã desta quinta-feira (25/02), a 1ª Feira da Agricultura Familiar em Santa Margarida do Sul reuniu dez famílias de agricultores familiares do comércio de hortifrutigranjeiros, mel e panificados em frente ao antigo prédio da Secretaria de Educação, às margens da BR 290.
Com iniciativa da Emater/RS-Ascar e apoio da Secretaria Municipal da Agricultura, a Feira tem o objetivo de proporcionar um local fixo de comercialização no município, pois muitos já participam do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no formato doação simultânea. A exposição dos produtos ocorrerá semanalmente no mesmo local e também contará com um espaço destinado ao artesanato local.
Segundo o secretário André Fabian Teixeira, "a exposição dos produtos originários do município ressalta a qualidade e o trabalho da agricultura familiar".
Para a extensionista rural, Viviane Dutra, essa oportunidade de comercialização é importante para o escoamento da produção, já que em alguns períodos do ano os mercados institucionais não realizam as chamadas públicas. "A frequência e qualidade dos produtos garantem a manutenção da feira, o que oportuniza a geração de renda para os agricultores do município", explica.