CI

RS: safra de morango é oficialmente aberta em Bom Princípio

Evento que costuma reunir grande público teve de ser realizada de forma "alternativa" neste ano


Foto: Marcel Oliveira

Evento que costuma reunir grande público, a Abertura Oficial da Safra de Morango de Bom Princípio, no Vale do Caí, teve de ser realizada de forma "alternativa" neste ano. Respeitando o distanciamento social e com menor aglomeração por causa da pandemia de Covid-19, a atividade foi realizada na manhã de segunda-feira (10/08), na propriedade da família Seidl, da localidade do Paraíso. Além de representantes da Emater/RS-Ascar, participaram da solenidade o prefeito Fábio Persch, o vice João Weschenfelder, o secretário da Agricultura Daniel Lermen e as soberanas do município.

Para esta safra a expectativa, de acordo com a Emater/RS-Ascar, é de que sejam colhidas aproximadamente 680 toneladas da fruta, que é cultivada por 80 famílias de agricultores em Bom Princípio. "É um cenário de redução de 30 a 40% de produção se compararmos com o ano passado, o que pode ser explicado não apenas pela estiagem, que atrasou o plantio de algumas variedades, mas também pelo fato de não termos prevista para 2020 uma edição da Festa do Moranguinho, que sempre resulta em mais investimento", salienta o extensionista da Emater/RS-Ascar, Alexandre Matusiak.

Ainda assim, Matusiak garante que o clima atual, mais quente durante o dia e frio à noite, tem favorecido o bom desenvolvimento das frutas, que deverão ter escoamento garantido no mercado, chegando doces, bem vermelhas e saudáveis ao consumidor. Com quase 50 anos de história neste cultivo, Bom Princípio é tida como a Terra Nacional do Moranguinho. A Emater/RS-Ascar, que atua por meio de parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), do Governo do Estado, apoia os agricultores em todas as etapas de produção da fruta.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.