CI

RS: Camaquã mobiliza futuros beneficiários do Programa Terra Brasil

Emater/RS promoveu a primeira reunião de mobilização e apresentação do Programa Terra Brasil


Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (10/06) a Emater/RS-Ascar de Camaquã promoveu a primeira reunião de mobilização e apresentação do Programa Terra Brasil a autoridades e futuros beneficiários no município. O Terra Brasil - Programa Nacional de Crédito Fundiário - oferece condições para que os agricultores sem acesso à terra ou com pouca terra possam comprar imóvel rural por meio de financiamento.

Além da terra, os recursos financiados podem ser utilizados na estruturação da propriedade, no projeto produtivo e na contratação de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (ATERS), gerando oportunidade, autonomia e fortalecimento da agricultura familiar.

Durante o evento, que contou com a observância de todos os protocolos de segurança em decorrência da pandemia (como higienização e ventilação do ambiente, distanciamento, utilização de máscaras e álcool em gel), foram repassados aos presentes os objetivos do programa, as regras de enquadramento, características, além dos custos do financiamento e as etapas a serem executadas, desde a oficialização da proposta, passando pela contratação e o acompanhamento técnico posterior.

Para o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Valério Sanchez, "a questão fundiária, atrelada à sucessão familiar, são algumas das principais preocupações da agricultura familiar e esse programa, junto com as ações de ATERS, são eixos fundamentais para o enfrentamento a essa demanda". Assim, este processo gera melhoria da qualidade de vida, renda, redução da pobreza, segurança alimentar e sucessão no campo para os agricultores familiares.

Os recursos para os financiamentos são oriundos do Fundo de Terras e da Reforma Agrária e a Emater/RS-Ascar - vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) - juntamente com a Prefeitura, Secretaria Municipal de Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, compõem o Comitê local que apoia, gerencia e executa o programa.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.