CI

RS: alimento com qualidade e originalidade é defendido no Turismo Rural

Até setembro são mais três encontros virtuais


Foto: Pixabay

No terceiro módulo da Qualificação em Turismo Rural, promovida pelo Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Porto Alegre, nesta terça-feira (22/06), foram abordados temas relacionados à alimentação e ao Turismo Rural, com foco em higiene, segurança alimentar e mercado turístico. Na oportunidade foram mostrados cardápios e sugestões de adequações destes de forma a atender as exigências em saúde e trazer identidade e originalidade aos pratos servidos aos turistas, destacada a importância da higiene na alimentação rural e os cuidados necessários, tanto com a que é servida in natura quanto com a que é processada em agroindústrias. Também foram enfocadas as observações da Organização Mundial de Saúde com relação ao serviço de entrega de alimentos na pandemia e a participação em eventos.

A qualificação foi pensada em 2019 para acontecer em 2020 no formato presencial, de forma itinerante, em diferentes municípios, de acordo com os temas abordados. No entanto, como não foi possível, em razão da pandemia, ela foi adequada para o formato virtual, para ocorrer em seis módulos independentes, uma vez ao mês, de abril a setembro, explicam as extensionistas rurais sociais da Emater/RS-Ascar, Elisângela Froehlich e Fernanda Costa da Silva.

?Esta qualificação foi organizada para levar conhecimentos inerentes ao Turismo Rural, tanto para quem está iniciando a caminhada, quanto àqueles que já estão alguns passos à frente, buscando um aperfeiçoamento em questões mais específicas?, observa Fernanda.

Durante o encontro deste terceiro módulo, os participantes fizeram perguntas no chat e de forma oral, para tirar dúvidas e expor situações cotidianas que vivenciam no Turismo Rural em diferentes empreendimentos. As dúvidas foram esclarecidas pelas extensionistas da Emater/RS-Ascar Fernanda Costa da Silva, Leila Guihzoni e Bruna Bresolin Roldan.

A participante Katia Almeida, do Sítio Verde Viver, manifestou preocupação quando os empreendimentos oferecem alimentos que não são os produzidos na propriedade, o que gera a desconexão entre identidade cultural e consumismo de larga escala e o empobrecimento do Turismo Rural, assunto amplamente mostrado pelas organizadoras da qualificação, que ressaltaram o quanto a identidade, a qualidade e a originalidade nos produtos e no modo de apresentação deles é importante para atrair a atenção do visitante ou consumidor do Turismo Rural.

Já o integrante do curso, Alcir Bampi, de Triunfo, citou como desafios as embalagens e rotulagens, que deveriam ter um cuidado ambiental. Segundo ele, o uso de embalagens plásticas e mesmo de adesivos muitas vezes é um excesso.

O próximo módulo da Qualificação será promovido no dia 27 de julho, pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), e terá como tema as atividades educacionais e lúdicas relacionadas ao Turismo Rural.

Até setembro são mais três encontros virtuais, quando serão abordados ainda o Turismo Rural pedagógico, de estudos e intercâmbio e cavalgadas; turismo na natureza: cicloturismo e caminhadas na natureza; e comercialização de produtos de Turismo Tural. Ao final dos módulos está prevista uma rodada de negócios virtual entre trabalhadores do Turismo Rural e agências, operadoras, guias e demais atores de comercialização turística.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.