CI

Tradicional Exposição de Bagé define seus oito passaporteados

O Grande Campeão e Melhor Exemplar da Raça foi cavalo Mano a Mano do Rauna


A região de referência em criatórios da raça Crioula trouxe a julgamento, mais uma vez, uma manada de peso para preencher as oito vagas à final Nacional da Morfologia, em Esteio (RS). Nesta edição da Passaporte, que ocorreu entre 18 e 19 de maio, em Bagé (RS), destacou os exemplares mais jovens. Com exceção do Grande Campeão e Melhor Exemplar da Raça, Mano a Mano do Rauna, os demais animais das filas julgadas por Fábio Muricy Camargo foram Potrancas e Potrancos Menores.

Camargo destacou o desenvolvimento e evolução da raça. "Eu tive uma surpresa muito boa aqui em Bagé com o elevado nível desses animais. Me arrisquei a premiá-los pois acredito que terão uma evolução muito grande", explicou, destacando que se a Expointer fosse amanhã, o Grande Campeão, Mano a Mano do Rauna, já estaria pronto.

A perspectiva agradou o expositor Rafael Nascimento, da Cabanha Rauna. Conta que o gateado foi projetado desde que nasceu e, depois de trilhar uma campanha incentivo, onde colecionou 14 grandes campeonatos, Mano a Mano vem construindo um grande histórico morfológico, garantindo vaga em Esteio desde seu primeiro ano como marcado. "Era um sonho trazer um animal da minha marca aqui em Bagé. E ganhar nessa passaporte como Melhor Exemplar é uma satisfação", enfatizou.

A Égua Grande Campeã, Irmazita Cala Bassa, também mostrou potencial para ir bem em Esteio, conforme avaliação durante o julgamento. A colorada filha de Quebracho da Boa Vista e Diestra Cala Bassa, foi a potranca responsável por puxar a fila e ainda integrou o time que consagrou a Cabanha Cala Bassa com o prêmio de Cabanha Destaque, oferecido pelo Núcleo de Bagé, por qualidade nos exemplares premiados em pista.

A organização do evento foi realizada pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Bagé (NCCCB), que já foi presidido por três ex-presidentes da ABCCC: Eduardo Suñe, Manuel Luís Sarmento e Paulo Móglia, que prestigiaram a Exposição. Bagé é uma das cidades fixas no ciclo das Passaportes da Raça, assim como Pelotas e Uruguaiana, por ter sediado uma das primeiras exposições.

O Ciclo das Passaportes tem o patrocínio oficial de Banrisul.

Confira o resultado

Fêmeas

Grande Campeã
Irmazita Cala Bassa, criador e expositor Marcelo Rezende Móglia, Cabanha Cala Bassa, Bagé (RS)

Reservada Grande Campeã 
Obstinada da Cabanha Santa Fé, criador e expositor Gilberto Rodrigues de Freitas, Cabanha Santa Fé, Aceguá (RS)

Terceira Melhor Fêmea
Iluminada do Recanto São Francisco, criador e expositor Parceria Recanto São Francisco, Sítio Recanto São Francisco, Tapejara (RS)

Quarta Melhor Fêmea
Campana Estrela Dalva, criador e Expositor Mário Móglia Suñe, Cabanha Campana, Bagé (RS)

Machos

Grande Campeão e Melhor Exemplar da Raça
Mano a Mano do Rauna, criador Rafael Augusto do Nascimento, expositor Condomínio Mano a Mano do Rau na Cabanha Rauna Cabanha Escondida Cabanha São Marcos Cabanha Curupá Cabanha Las Hojas Cabanha Dom Pedro Cabanha Conceição do Pirajú Cabanha Duas Meninas, condomínio Mano a Mano do Rauna, Tupanciretã e Alegrete (RS)

Reservado Grande Campeão
Mais Um Numerário, criador e expositor Cláudio Omar de Almeida, Cabanha Mais Um, São Lourenço Do Sul (RS)

Terceiro Melhor Macho
Santa Estrella Inquisitor, criador Sílvio Luís Rickes e Marcelo Móglia, expositor Marcelo Móglia, Cabanha Cala Bassa, Bagé (RS)

Quarto Melhor Macho
Urânio do Minérios, criador e expositor Rai de Barcellos, Cabanha dos Minérios, Caçapava do Sul (RS)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.