CI

Soluções digitais para garantir a segurança alimentar em tempos de coronavirus

Startup gaúcha Elysios é selecionada por gigante mundial do agronegócio em busca de soluções para agricultores


Foto: Divulgação Elysios

A Elysios Agricultura Inteligente é uma das startups selecionadas pelo Desafio Covid-19, lançado pela Bayer, com o objetivo de buscar soluções tecnológicas que ajudem os produtores a reduzir o impacto em seus negócios devido à pandemia do coronavirus.

O desafio busca sugestões que tenham alto impacto digital, sejam de rápida adoção e implementação e tenham condições facilitadas para aquisição dos produtores.

Criada por ex-alunos da UFRGS de agronomia e engenharia, a Elysios apresentou a plataforma Demetra, voltada para a rastreabilidade. O aplicativo funciona como um caderno de campo digital, em que o produtor rural registra as atividades do dia a dia, de maneira fácil e prática, promovendo um rastreamento do cultivo, hoje uma exigência no cultivo de frutas e hortaliças. E ainda facilita ações de rotina na propriedade, como racionalizar o uso de insumos e, com isso, o ganho de produtividade.

Frederico Apollo Brito, CEO e um dos fundadores da Elysios, explica que os agricultores estão se sentindo muito atingidos por problemas de comercialização no atual cenário. “Nossa ferramenta entra nessa realidade para permitir a comercialização da produção. Com rastreabilidade, eles conseguem ofertar os produtos com segurança, para todos os entes da cadeia produtiva. É essa segurança que a gente quer passar”, afirma.

Por ser um dos escolhidos pelo comitê de avaliação, o aplicativo Demetra estará disponível gratuitamente, durante três meses, na Orbia, marketplace mais conhecido do agronegócio brasileiro, voltado a três grandes negócios: insumos, commodities e fidelidade. A plataforma é aberta ao mercado e conta com 140 mil produtores rurais no seu banco de dados. Conforme regulamento do Desafio Covid-19, esse prazo pode ser prorrogado de acordo com a necessidade e o avanço da pandemia.

Segundo Dirceu Ferreira Jr, Diretor do Centro em Expertise em Agricultura Tropical da Bayer, a única maneira de garantir segurança alimentar para a população é a união de esforços. “Essa é uma chamada com causa nobre. Diversos segmentos estão sendo afetados no mundo inteiro, então nós entendemos que boas soluções podem blindar e proteger contra essa pandemia que está ocorrendo”, aposta.

O Desafio Covid-19 é uma iniciativa da Bayer, gigante mundial do agronegócio, com apoio do AgTech Garage. Além do acesso ao marketplace Orbia, a Elysios e as outras empresas selecionadas terão acesso aos parceiros corporativos do hub, como o Sicredi, para potencializar o go-to market, estratégia que inclui campanhas de marketing e facilidade para entrada de programas de incentivo.

“Muitos mercados estão com as demandas desalinhadas então tem empresa que tá comprando muito, e de forma errada. Nós atuamos ajudando na adaptação da propriedade ao mundo moderno, preparando o produtor rural para que ele consiga vender bem os seus produtos. É a nossa forma de entregar soluções para o agricultor no meio dessa pandemia”, finaliza Brito.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.