CI

Produtor de Vista Alegre do Prata inova na irrigação de pastagens

O carretel facilitou a vida da família, diminuindo a mão de obra e aumentando a produtividade e a rentabilidade


Com uma área aproximada de 14 hectares de pastagens cultivadas para produção de feno para comercialização, o produtor Dionísio Gaieski e o genro Ezequiel Silva da Rosa, de Vista Alegre do Prata, desenvolviam um trabalho penoso e pouco eficiente para irrigar e adubar a área. Mas hoje a realidade é outra, com o auxílio técnico da Emater/RS-Ascar e o apoio da Prefeitura e da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi/RS), através do Programa Mais Água Mais Renda, que facilitou o licenciamento da atividade e subsidiou a implantação de um sistema de fertirrigação com carretel enrolador. 

O carretel, que pode ser utilizado em diferentes áreas e é automatizado, facilitou a vida da família, diminuindo a mão de obra e aumentando a produtividade e a rentabilidade. Além disso, o sistema resolveu o problema da geração de dejetos da criação de suínos da propriedade vizinha, que são tratados em esterqueiras e depois diluídos e aproveitados como insumo na produção de pastagens, proporcionando assim sua destinação correta e reduzindo os impactos ambientais. 

A engenheira florestal da Emater/RS-Ascar, Adelaide Kegler Ramos, juntamente com o engenheiro agrícola Douglas Corso e o engenheiro agrônomo do escritório local, Gabriel Pontalti, explicaram como se deu a viabilização técnica, econômica e ambiental do projeto, já que a propriedade, diferentemente de outras, tem uma área grande para irrigar, um trânsito intenso de máquinas para a produção do feno e uma fonte de captação de água a quase 70m abaixo do nível da área a ser irrigada. 

Dionísio agradeceu a Emater/RS-Ascar, Seapi e Prefeitura pela ajuda. ?Nós estamos bastante satisfeitos com o projeto. Está ajudando bastante no ganho de tempo, na produção, nós temos uma fertirrigação mais uniforme do que tínhamos antes, então está agregando mais valor, mais renda?, salientou o produtor. "Antes a gente ficava puxando canos e mangueiras, hoje põe o carretel enrolador pra trabalhar e vai fazer feno. É um adianto de vida que não tem nem explicação?, complementa Ezequiel. 

Na manhã desta quinta-feira (04/10), a gerente regional da Emater/RS-Ascar, Sandra Dalmina, o coordenador da Seapi, Nadilson Roberto Ferreira, o prefeito de Vista Alegre do Prata, Adair Zecca, juntamente com colaboradores dessas entidades e parceiros como o Sicredi visitaram a propriedade e conheceram as etapas do projeto, além de participarem de um almoço oferecido pela família.

Na ocasião, a gerente regional da Emater/RS-Ascar destacou a relevância das parcerias neste e em outros projetos de irrigação que estão sendo implantados na região e que fazem com que os produtores consigam realizar suas tarefas com maior facilidade e rentabilidade, potencializando as propriedades. 

O coordenador da Seapi ressaltou a importância de conhecer de perto as necessidades dos produtores, a realidade de cada projeto e os resultados que eles proporcionam. ?Ver o Dionísio externar o sentimento dele de gratidão e ver o brilho nos olhos, isso não tem pagamento maior pra gente?, frisou Ferreira. 

Já o prefeito destacou a inovação e coragem do agricultor nesse projeto e a parceria com os produtores de suínos, resolvendo o problema da destinação dos dejetos. ?A agricultura é a indústria do nosso município, 93% da arrecadação provêm da agricultura, então esse projeto vem a somar no município?, avaliou. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.