CI

A previsão dos próximos meses e a estiagem em SC

Importante destacar que vamos entrar num período onde tradicionalmente os volumes de chuva diminuem


Foto: Marcel Oliveira

A primeira conclusão é que vamos seguir sem influência de fenômenos climáticos como El Niño e La Niña. Vamos seguir sob o que chamamos de neutralidade climática. 

Isso em Santa Catarina faz com que tenhamos uma variação muito grande do comportamento da chuva, principalmente.

PREVISÃO DE CHUVA
Em primeiro lugar é importante destacar que vamos entrar num período onde tradicionalmente os volumes de chuva diminuem em relação ao verão. Isso é padrão de Santa Catarina.

Diante das condições atuais da atmosfera e dos indicativos desse comportamento para os próximos meses, a previsão é que tenhamos chuva abaixo do padrão da época do ano, especialmente Abril e Maio.

ESTIAGEM
Diante da previsão climática para os próximos meses e também da previsão de curto a médio prazo - essa aponta alguma chuva no dia 29 de março e depois 1 a 2 de abril - é muito importante que as pessoas economizem o máximo de água que puderem.

Algumas cidades - especialmente as do Oeste - já sofrem com abastecimento. Já são 21 pontos de medição da Hidrologia da Epagri que apontam rios com baixos volumes de chuva. Condição que só mudaria com bastante chuva. 

Diante disso, economizem

PREVISÃO DE TEMPERATURA
A previsão de temperatura é importante porque apensar de não ter um consenso entre ela e o coronavírus, sabemos que quando começa a esfriar - mudanças muito bruscas de calor para frio - aumenta a quantidade de pessoas com problemas respiratórios. 

Diante disso, as informações são boas. Isso porque a previsão indica que a temperatura deverá ficar acima do padrão da época do ano, ou seja, um outono mais quente.

É importante destacar que é natural que a partir de agora as primeiras massas de ar frio comecem a chegar ao Estado. Isso vai acontecer. Porém numa frequência menor.

VERANICO E AMPLITUDE TÉRMICA
Diante da previsão, destaco que há boas chances de termos veranico em maio. Só lembro que o veranico - período de 7 a 10 dias de calor e sem chuva - não ocorre só em maio e não necessariamente tenha que ser neste mês. 

Também chamo atenção que neste ano temos boas condições para ter alguns bons dias com grande variação de temperatura entre o amanhecer e a tarde. O dia começa frio e depois esquenta. A chamada amplitude térmica.

Só chamo atenção que nestes dias se não tivermos cuidados, podemos ficar resfriado. 

?

?

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.