CI

Embrapa Clima Temperado incorpora base física de inovação em Santa Catarina

Estação Experimental Canoinhas compõe a quarta estrutura da Unidade de pesquisas, que marcará presença no norte de SC e no estado do PR


Nesta sexta-feira (10/05), às 10h30, o diretor-executivo de Inovação e Tecnologia da Embrapa, Cleber Soares, juntamente ao chefe geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pillon, realizam a incorporação oficial da Estação Experimental Canoinhas (EECAN), em Santa Catarina, como a quarta base física da unidade de pesquisas, sediada em Pelotas, no Rio Grande do Sul. O antigo Escritório de Negócios no estado catarinense passa agora a ser uma extensão da pesquisa agropecuária ao atuar como um espaço voltado às ações de transferência de tecnologias e inovação da Empresa.

Em dezembro do ano passado a Embrapa anunciou que seriam feitas mais mudanças internas na Empresa, na qual haveria a extinção da Embrapa Produtos e Mercado e de seus Escritórios de Negócios no país. No caso, o Escritório de Negócios de Canoinhas, atualmente denominada de EECAN, passará a fazer parte da estrutura física, gestão administrativa e de pessoal, além de cumprir uma agenda voltada à adoção de tecnologias, produtos e processos direcionados aos seus diferentes públicos de atendimento da Embrapa Clima Temperado (Pelotas,RS), que conta também com a Estação Experimental de Cascata (EEC) na BR 392 Km 88, a Sede da Unidade de pesquisas, também na BR 392, no Km 78 e a Estação Experimental de Terras Baixas (ETB) no Capão do Leão/RS.

A EECAN apresenta uma modelagem inovadora para a gestão operacional e estratégica de pesquisa, especialmente para a gestão de ativos e modelagens de negócios, colocando a Unidade de pesquisas com atuação e presença mais forte no norte do estado de Santa Catarina e no estado do Paraná. “Entregar soluções desconectadas e segmentadas não faz mais sentido; precisamos conceber sistemas sustentáveis de produção com foco territorial e embarcar nossos conteúdos e soluções nessa nova lógica”, destaca o chefe geral da unidade de pesquisas de Pelotas, Clenio Pillon. A região de Canoinhas possui uma matriz produtiva bem diversificada, com produção de tabaco, madeira, frutas, hortaliças, cereais e oleaginosas, além de ser uma bacia leiteira importante para o estado de Santa Catarina.

Como a estrutura pretende potencializar a articulação de ações de inovação junto a outras instituições, nesta agenda desta sexta-feira (10/05), acontece o Encontro com Parceiros e Lideranças, um evento de aproximação e apresentação do espaço, sua finalidade e motivação para o desenvolvimento de um trabalho em parceria com as instituições daquela região. A Embrapa fez convite às representações das instituições de ensino, de extensão, de pesquisa, associações de produtores, cooperativas, viveiros e produtores rurais. A reunião acontece nas dependências da EECAN, localizada na BR 280, km 219, Canoinhas/SC.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.