CI

Curso de gestão em cooperativismo promovido pela Sead começa em março

Está em fase de formatação final o curso de Gestão em Cooperativismo para Dirigentes de Empreendimentos da Agricultura Familiar


Está em fase de formatação final o curso de Gestão em Cooperativismo para Dirigentes de Empreendimentos da Agricultura Familiar, que vai se iniciar no mês de março. Vão ser ministrados 50 cursos no total, e serão direcionados a 2.250 líderes de cooperativas espalhados pelo país. A programação do projeto foi dividida em três eixos principais: cooperativismo (o que é, princípios e funcionamento), a gestão na cooperativa (técnicas administrativas, planejamento e função econômica) e a comercialização (crédito, políticas públicas e oportunidades de mercado). 

O planejamento foi dividido em três dias, com oito horas de estudo cada um e de acordo com a realidade de cada comunidade. Para chegar a essa proposta, foram preparados seminários regionais que antecedem o curso no intuito conhecer a especificidade de todas as regiões. Sul e Centro-Oeste são as próximas e últimas a receberem o grupo de trabalho.

Para a coordenação desse projeto e distribuição de vagas, foi preciso acessar os dados Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) e descobrir a real participação das cooperativas. Os números mostraram que existem 5.258 empreendimentos registrados com DAP jurídica e 1.400 deles são as organizações de cooperados. É um universo de 75% do público organizado na agricultura familiar com DAP jurídica e envolve aproximadamente 650 mil famílias.

“É um número bastante expressivo e queremos que essas cooperativas tenham vida longa, conseguindo realizar sua função social e econômica em prol dos seus associados. É o tipo de organização que mais reúne agricultores familiares e isso mostra como são necessárias ações de qualificação, visando a ampliação do acesso às políticas públicas e consequentemente o fortalecimento da agricultura familiar”, explica o consultor em cooperativismo da Sead, Luís Fernando Tividini. Ele ressalta que o cooperativismo é um compromisso assumido espontaneamente pelo associado com interesses coletivos comuns.

Parceria 

Para a realização do trabalho, a Sead investiu R$ 2.650.000 e iniciou uma parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) a fim de alcançar o melhor formato de estudo do curso. A instituição é reconhecida pela relação com a agricultura familiar e o cooperativismo. Um dos coordenadores do projeto e professor da UFFS, José Tadeu Peixoto, explica que os cursos são preparados para atender a um público específico: “Nós surgimos da demanda de pequenos agricultores que foram protagonistas no processo de organização da nossa universidade. Os nossos cursos são pensados para construir uma base de conhecimento para negócios nesses moldes. O objetivo agora é uma formação que desafie os dirigentes de cooperativas a se enxergarem como instrumento fundamental para o desenvolvimento econômico e social”, conta. 

Participantes

Já foram selecionados cerca de mil estabelecimentos que fizeram adesão ao edital de abertura. Nos próximos dias, serão enviados pela Sead e-mails com prazo para confirmação do interesse em participar do curso. Para preencher o restante de vagas, inscrições de novos interessados devem ocorrer na primeira quinzena de março. É importante ressaltar que essa etapa se dará de acordo com o limite de lugares direcionados por estado.

O próximo seminário deve ser realizado na região Sul, nos dias 22 e 23 de fevereiro, na cidade de Chapecó. Em seguida, Brasília vai receber o grupo de trabalho, concluindo a fase de preparo do curso na região Centro-Oeste. “À medida que o curso é modelado nas regiões, vamos atingindo os melhores resultados. Nossa intenção é que os cooperados se encontrem nesse projeto, garantindo autonomia e vida financeira às cooperativas”, enfatiza José Tadeu Peixoto.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.