CI

Sead inicia oficinas preparatórias de gestão de cooperativas no Sul

As oficinas regionais fazem parte de uma primeira etapa.


A oficina regional de elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) e organização dos cursos de gestão de cooperativas da agricultura familiar previstas para a região sul começa nesta quarta-feira (22/2), em Chapecó/SC. Serão dois dias de atividades preparatórias para a realização de 50 cursos direcionados aos dirigentes de cooperativas e associações da agricultura familiar. O foco da ação é qualificar conselheiros de administração e fiscais de cooperativas da agricultura familiar para garantir melhoramentos em três eixos da gestão nesses empreendimentos: a doutrina do cooperativismo; suporte na parte de administração, planejamento e controle; e acesso as oportunidades de mercados e as políticas públicas.

As atividades serão em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), hoje e amanhã, com expectativa de receber cerca de 40 pessoas durante o período do evento. Serão 12 horas de preparação para os cursos de gestão de cooperativa que virão pela frente. “Vamos ter esses dois dias para definir os assuntos e levantar as especificidades de cada região. Aqui no Sul, por exemplo, a demanda é grande no assunto da comercialização, ou seja, é uma fase de construção. Vamos mobilizar as cooperativas para participar, ver as necessidades locais e listar alguns temas mais demandados, como o dos mercados institucionais”, explicou o consultor em Cooperativismo da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), Luís Tividini.

No Sul, serão 15 cursos, cinco em cada estado, com a disponibilidade de 225 vagas. Até agora, as oficinas já passaram pelo Norte, Nordeste, Sudeste e, em março, será a vez do Centro-Oeste. Segundo o coordenador-geral de Cooperativismo da Sead, Rodrigo Pucinni Venturin, esse momento é importante para aproximar os conteúdos e metodologias às demandas específicas das cooperativas. “Tudo isso faz parte do Mais Gestão. Terá a chamada pública, as capacitações, que acontecerão a partir de abril, tudo com foco nos mercados institucionais, que é uma das prioridades da Sead para 2017”, observou Venturin.

Conheça

As oficinas regionais fazem parte de uma primeira etapa. Após essa preparação, serão dados cursos em todas as unidades federativas. Ao todo, estão previstas 50 aulas, que serão distribuídas pelos estados com base no número de DAPs jurídicas em cada região. Serão formados ao fim do processo 2.250 dirigentes, envolvendo 750 cooperativas pelo país. As datas e as quantidades de dias em que as aulas serão ministradas serão definidas junto das representantes de cada região. 

 

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (61) 2020-0949/0513.

 

Saiba mais

Objetivos específicos das oficinas:

Estruturar e implantar curso de curta duração em gestão de cooperativa de produção da agricultura familiar;

Elaborar e publicar material didático de gestão em cooperativas da agricultura familiar;

Qualificar dirigentes e conselheiros fiscais e administrativos de cooperativas da agricultura familiar em gestão de cooperativas da agricultura familiar;

Organizar e publicar livro com estudos sobre o tema da gestão nas cooperativas da agricultura familiar brasileira.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.