CI

Novo azevém é produtivo e precoce

Variedade de pastagem será lançada nesta quinta-feira (15) pela Epagri


Foto: Divulgação Epagri

Depois de treze anos de estudo será lançada a cultivar de azevém-anual denominada SCS 316 CR Altovale. A pastagem traz características importantes em relação às concorrentes como produtividade, precocidade no primeiro pastejo, ciclo intermediário, rapidez de rebrote e também por sua adaptação ao clima, onde as temperaturas no inverno são mais elevadas. 

A variedade também apresenta tolerância a estiagens e é altamente tolerante a geadas. Possui porte mais ereto em relação aos azevéns-anuais da variedade westerwoldicum, sem perder a capacidade de produzir perfilhos. Tem  três indicações de uso: como pastagem anual de clima temperado, com formação precoce. Também pode ser empregado na integração lavoura-pecuária, com produção de massa verde (cobertura do solo) até novembro, além de servir para silagem pré-secada de alta qualidade.

A época do plantio se dá entre abril e junho e a indicação de cultivo é de 25kg de sementes por hectare. A altura de pastejo recomendada é de 25 a 30cm e os animais devem ser retirados do piquete deixando resíduo entre 12 e 15cm de altura.

Os estudos começaram em 2007 e os ensaios de campo em 2014. As sementes estarão disponíveis para os agricultores a partir de março de 2021. Os pecuaristas interessados poderão adquiri-las nas lojas da Cravil, que pretende produzir entre 80 e 100 toneladas da semente para comercialização no ano que vem.

A variedade foi desenvolvida pelas Estações Experimentais da Epagri em Ituporanga, Canoinhas e Lages, em parceria com a Cooperativa Regional Agropecuária Vale do Itajaí (Cravil). O lançamento oficial ocorre em evento on-line nesta quinta-feira (15), no canal da Epagri
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.