CI

SC vai investir em melhoramento de tilápia

Com pesquisa e desenvolvimento tecnológico a intenção é melhorar a produção


Foto: Pixabay

O Estado de Santa Catarina quer evoluir na produção de peixes de cultivo como a tilápia. Por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural irá investir R$ 1,3 milhão para dar continuidade à pesquisa de melhoramento genético da tilápia-do-nilo. O foco é desenvolver uma linhagem mais adaptada ao cultivo local. 

O trabalho será executado pelo Centro de Desenvolvimento da Aquicultura e Pesca (CEDAP/Epagri), em Itajaí. A demanda era uma reivindicação antiga dos piscicultores catarinenses, aliado ao crescimento da tilápia como atividade. Com pesquisa e desenvolvimento tecnológico a intenção é melhorar a produção e, consequentemente, a renda. “Com a ampliação da pesquisa e o uso de novas técnicas de melhoramento genético poderemos ter ganhos ainda maiores na produção”, destaca o secretário da Agricultura, Ricardo de Gouvêa.

A pesquisa irá selecionar tilápias com maior crescimento e melhor desempenho nas condições de cultivo e clima de Santa Catarina. A partir dessa seleção serão formadas as matrizes, que serão disponibilizadas para os produtores de alevinos.

A piscicultura de água doce catarinense produziu 47.950 toneladas na safra de 2018, sendo os produtores profissionais responsáveis por 70% deste montante. O maior volume de produção é de tilápias, seguido pelas carpas.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.