CI

SC vai plantar menos trigo

A Epagri estima uma redução de 8% em área plantada, com 49 mil hectares semeados


Hoje o cenário do trigo no Brasil é importar mais do que produz. São cinco milhões de toneladas produzidas contra sete milhões vindas de fora. Os maiores produtores são Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina. 
Fatores como o alto custo de produção e dos insumos, puxados pela alta do dólar têm desestimulado os produtores catarinenses.

Enquanto a saca está, em média, R$ 40 o custo de produção está em R$ 39. Além disso o custo de mão-de-obra está maior e a previsão d e um inverno mais chuvoso e, portanto,  deixando a cultura mais suscetível a pragas somam-se aos outros fatores. 

O Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri estima uma redução de 8% em área plantada, com 49 mil hectares semeados. A produção também deve ter queda. Muitos produtores também preferem antecipar a safra de verão e não sobra tempo hábil pata o trigo.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.