CI

Novo cultivar de cebola apresenta mais sanidade e produtividade

Rústico e super precoce se adapta bem nas regiões produtoras


O SS379 Robusta é a nova aposta para quem busca uma lavoura de cebola menos suscetível a pragas e com alto rendimento. A varidade foi desenvolvida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). 

Testes realizados desde 2014 na Estação Experimental da Epagri, de Ituporanga (SC), e com produtores rurais mostram que o Robusta apresenta ciclo super precoce entre plantio e colheita e ótima produtividade, sendo o cultivar mais produtivo e mais rentável deste ciclo. Por causa da precocidade tem escape temporal sendo menos atingido por pragas como o tripes, principal doença da cultura de cebola. 

A maior sanidade foliar resultou na produção de plantas mais sadias o que reduziu a aplicação de agroquímicos e, consequente, menos impacto ao meio ambiente. Resultados também mostram bom desempenho no sistema orgânico de produção. Por ser rústico se adapta bem a região do Alto Vale, uma das maiores produtoras de cebola do país.

A expectativa de lançamento é para o final de setembro deste ano.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.