CI

SC deve ter melhora de chuvas em dezembro

Nos próximos meses persiste a atuação da La Niña


Foto: Eliza Maliszewski

Santa Catarina vive sua pior estiagem em 15 anos, com prejuízos em várias culturas na agricultura e pecuária, abastecimento de água e propriedades rurais e zona urbana e baixo volume dos rios.

A boa notícia é que as chuvas retornaram ao estado neste final de semana e em alguns locais já fez efeito. Segundo a Epagri/Ciram em dezembro os catarinenses devem esperar chuvas próximas da média e em janeiro e fevereiro será acima da média.

Segundo o boletim a segunda quinzena de dezembro é mais chuvosa em relação à primeira. Em dezembro a média mensal será de 130 a 150 mm no Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, de 150 a 190 mm no Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte e Grande Florianópolis. Em janeiro e fevereiro a média a mensal será de 150 a 190 mm do Oeste ao Planalto e no litoral Sul, com média chegando a 200 e 230 mm na Grande Florianópolis e Litoral Norte.

Boa parte da chuva do trimestre está associada à convecção devido ao calor da tarde e noite, em forma de pancadas passageiras, típicas de verão. Já a chuva mais significativa normalmente ocorre devido à passagem de frentes frias pelo litoral. Por sua vez, os episódios de chuva mais intensa estão associados a influência dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM), sobretudo no Oeste e Meio Oeste.

O verão começa em 21 de dezembro e, com isso, a previsão é de temperatura próxima a média climatológica, com calor típico da estação. Em dezembro ainda podem ocorrer episódios isolados com temperatura mais baixa na madrugada e amanhecer, com geada fraca e isolada nas áreas altas do Planalto Sul.

Nos próximos meses persiste a atuação da La Niña, com intensidade moderada a forte e pico máximo em janeiro. O fenômeno se estenderá até o primeiro semestre de 2021.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.