CI

SC: projeto mapeia áreas de maçã via satélite

Projeto está na última fase fazendo checagem a campo das informações coletadas


Foto: Pixabay

Um estudo, conduzido pela Epagri/Ciram, busca mapear as áreas produtoras de maçã em Santa Catarina, é líder nacional na cultura, respondendo por 48% do total nacional. De acordo com o Censo Agropecuário, o Estado conta com aproximadamente 15.284 hectares ocupados por pomares da fruta. 

O levantamento ainda é preliminar mas indica cerca de 8,7 mil hectares de pomares em São Joaquim, o município se firma como líder nacional desta cultura agrícola. O número é quase 1,2 mil hectares maior do que os 7.519 registrados pelo IBGE. Esse é um dos resultados, ainda não oficiais, da última etapa de projeto.

Pesquisadores realizam a última etapa do projeto que consiste na checagem a campo das informações coletadas via satélite. “Apesar de ser a última, esta fase é de fundamental importância para a acurácia das informações levantadas e precisão dos dados, resultando numa informação de alta qualidade”, relata Kleber Trabaquini, coordenador do projeto e pesquisador da Epagri/Ciram.

O projeto será concluído até o final de 2021, quando toda a área ocupada com pomares de maçã em Santa Catarina estará mapeada pela ferramenta de sensoriamento remoto. “Atualmente nossas estimativas são feitas por meio de entrevistas, com métodos subjetivos. Agora, com um software de geoprocessamento, conseguiremos dados mais assertivos”, descreve o pesquisador.  
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.