CI

Publicado zoneamento agrícola da soja

Estudo de zoneamento agrícola permitiu delimitar as áreas e identificar os períodos de plantio da cultura


Foto: Eliza Maliszewski

Nesta quinta-feira (12.11) foram publicadas no DIário Oficial da União as portarias 370 a 373, com o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), ano-safra 2020/2021, para a cultura da soja nos estados de Alagoas, do Amapá, de Roraima e de Sergipe.

O calendário de plantio no Amapá tem início a partir de 20 de março, em Alagoas, Roraima e Sergipe, o plantio tem início em meados de abril. O período é inverso ao recomendado em outras regiões produtoras do país.

De acordo com as informações do Ministério da Agricultura, o Zarc da soja para o Amapá e Roraima, além da indicação dos períodos de baixo risco climático e das cultivares adaptadas, foi feito respeitando as áreas sem florestas, de cerrado e desmatamento até 2008. Com base no Projeto Prodes – monitoramento por satélite do desmatamento na Amazônia Legal –, a Embrapa verificou as áreas em que pode ocorrer o plantio, levando em conta áreas florestais e as normas do Código Florestal.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.