CI

Peixe em extinção reaparece no São Francisco

Espécie é considerada o símbolo do Velho Chico e desapareceu devido a impactos ambientais e pesca


Foto: Codevasf

Depois de quase cinco décadas o Pirá, peixe-símbolo do “Velho Chico, foi encontrado no Baixo São Francisco, entre os estados de Sergipe e Alagoas, mais precisamente no município de Pão de Açúcar (AL). A espécie azulada e alongada era considerada extinta.

Como depende da piracema para se reproduzir o Pirá necessita realizar grandes migrações como estímulo natural à ovulação. Porém, devido aos barramentos ao longo do rio São Francisco, essas migrações não eram mais realizadas. Aliado a isso a pesca intensiva e as hidrelétricas podem ter contribuído para a diminuição do peixe.

Um trabalho realizado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), desde 2015, permitiu o reaparecimento. Foram capturados reprodutores e matrizes no rio Paracatu, no Alto São Francisco em Minas Gerais, única região da bacia hidrográfica onde a espécie ainda era encontrada. Os peixes passaram por adaptação, indução artificial de reprodução e produção de alevinos. No ano passado foram soltos peixes juvenis no rio e encontraram boa condição para desenvolvimento. No entanto a reprodução segue sendo feita somente em laboratório e ainda segue o risco de extinção.

Com base no sucesso obtido na primeira fase da campanha do Pirá, a Codevasf está programando a captura no ambiente natural do Alto São Francisco de novos exemplares da espécie para sua distribuição a outros quatro Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Companhia, para intensificação das ações de salvamento dessa espécie da extinção.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.