CI

Nova frente fria avança e deve causar granizo e geada

Frente fria trará tempestades e frio intenso no domingo


Foto: Pexels

De acordo com informações do Meteored, uma nova frente fria intensa deve avançar pelo Brasil no domingo (16), após a passagem de outro sistema entre quarta (12) e quinta-feira (13). O fenômeno poderá causar tempestades com granizo, volumes elevados de chuva e temperaturas próximas de zero grau.

A frente fria prevista para esta quarta-feira será a primeira de uma sequência que deve alterar o tempo no centro-sul do país. Logo após sua passagem, um novo sistema se formará no fim de semana, associado a outro ciclone extratropical no sul da América do Sul. Segundo o Meteored, esse ciclone deve intensificar as instabilidades e provocar chuvas fortes, principalmente entre o Sul e parte do Centro-Oeste, além de trazer novamente o frio em pleno mês de novembro.

O modelo ECMWF, de referência para o Meteored, aponta que o ciclone extratropical se formará no domingo (16) entre o Uruguai e o Oceano Atlântico, a leste do continente. “Este ciclone não será tão intenso quanto o da última sexta-feira (7), mas vai trazer tempestades severas”, informa a previsão. O fenômeno será impulsionado pelo jato de baixos níveis (JBN), que transportará calor e grande quantidade de umidade para o centro de baixa pressão do ciclone. Esse transporte de umidade, conhecido como “rio atmosférico”, deve aumentar significativamente a instabilidade da atmosfera.

A chegada da frente fria funcionará como um gatilho para a formação de tempestades intensas. O Meteored indica que elas começarão ainda na madrugada de domingo (16) na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, avançando em direção a Santa Catarina e Paraná ao longo do dia. As tempestades, com alto conteúdo de gelo, terão grande desenvolvimento vertical, o que indica fortes correntes de vento, alta densidade de raios e risco de chuvas volumosas.

Entre a tarde e a noite de domingo, o avanço da atmosfera associada ao ciclone deve espalhar as tempestades sobre o centro-sul do país. A previsão indica maior intensidade sobre o Mato Grosso do Sul, mas também há possibilidade de tempestades fortes no Oeste do Paraná, Triângulo Mineiro e região de Juiz de Fora (MG). Conforme a frente fria avança na segunda-feira (17), há risco de chuvas intensas e rajadas de vento extremas, com acumulados diários considerados fora do padrão climático.

Segundo o Meteored, o índice de previsão extrema (EFI) do modelo ECMWF aponta alerta para chuvas incomuns a extremas no Mato Grosso do Sul e Paraná, e para ventos intensos em Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. O extremo sudoeste do Mato Grosso do Sul deve registrar acumulados superiores a 200 mm até terça-feira (18), o que aumenta o risco de alagamentos e inundações.

Após a passagem da frente fria, a entrada de uma massa de ar frio deve derrubar as temperaturas em grande parte do centro-sul do país, que podem ficar abaixo de 10°C em ampla área. Nas regiões serranas entre o Sul e o Sudeste, os termômetros podem se aproximar de 0°C. “As temperaturas previstas para o início da segunda quinzena de novembro são incomuns e vão trazer risco até de geada em alguns pontos”, alerta o Meteored.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7