CI

Ciclo de palestras on-line reúne especialistas sobre a produção de queijos

Ciclo de Palestras – Tecnologia de Queijos será realizado pela Secretaria de Agricultura e entre os dias 17 e 27 de agosto


Foto: Marcel Oliveira

Com informações relevantes para produtores, pecuaristas e laticínios, o Ciclo de Palestras – Tecnologia de Queijos, que será realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento entre os dias 17 e 27 de agosto. reunirá um time de especialistas do segmento acadêmico e da iniciativa privada.

“Estamos com grande expectativa para o evento, visto que, em face de seu caráter on-line, contaremos com a participação de especialistas, como é o caso do professor Luís Roberto Batista, docente da Universidade Federal de Lavras. Acreditamos que será uma oportunidade única de reunir, em um mesmo evento, profissionais reconhecidos de diversas regiões do país”, explica César Afonso Gonçalves Frizo, engenheiro agrônomo responsável pela Casa da Agricultura de Cunha, e um dos organizadores do evento, que conta com a parceria do Sindicato da Agricultura Familiar do município. 

Atuação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento com produtores de leite

A bovinocultura leiteira é a atividade agropecuária mais importante em termos socioeconômicos dessa região inserida no Vale do Paraíba, ocupando extensa área territorial e importante contingente de trabalhadores, de tal modo que, a região de Guaratinguetá configura-se como a principal bacia leiteira do Estado de São Paulo. Nesse cenário, o município de Cunha representa uma parcela muito grande dessa produção, se destacando por ser o único que possui um Sistema de Inspeção Municipal (SIM), instalado e ativo.

Por meio da CDRS Regional Guaratinguetá e da Casa de Agricultura de Cunha, a Secretaria vem desenvolvendo há cerca de dois anos trabalhos de apoio aos produtores em melhoria dos processos produtivos, Boas Práticas de Fabricação, auxílio à regularização e organização social, bem como apoio no fortalecimento e expansão do SIM, com capacitações, cursos, difusão de conhecimento e materiais editoriais.

Inscrição e cronograma das palestras

1.° Ciclo de Palestras (on-line) – Tecnologia de Queijos

Data: 17 a 27 de agosto

Inscrições gratuitas pelo link: https://forms.gle/tiCMxnvJKDHtCUmY8

Temas e palestrantes

Queijo artesanal de leite cru – mitos e fatos

Fernando Cesar Rodrigues (Escola de Queijo)

Que mofo é esse? Fungos colonizadores de queijos

Prof. Luis Roberto Batista (Universidade Federal de Lavras)

Fermentos Lácteos – usos e aplicações

Marco Antônio Couto (Rica Nata)

Principais defeitos nos queijos artesanais e suas causas

Leonardo dos Santos (SACCO Brasil)

O que é Análise de Pontos Críticos? Como Aplicar à laticínios?        

Tatiana Pelucio (médica veterinária - consultora em laticínios)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.