CI

Tecnologias focadas na nutrição do solo ganham destaque na Hortitec

Tendências de mercado, soluções à base de aminoácidos facilitam aproveitamento de nutrientes e equilíbrio biológico


Será apresentada durante a Hortitec, exposição técnica de horticultura, que ocorre entre os dias 20 e 22 de junho, em Holambra (SP), a Linha Solo desenvolvida pela Alltech Crop Science, que tem como objetivo melhorar as condições para o desenvolvimento da planta desde o plantio. De acordo com o engenheiro agrônomo e diretor comercial da Alltech Crop Science, Ney Ibrahim, a biotecnologia utilizada nesses produtos vem para tornar os cultivos mais racionais e sustentáveis, além de incrementar a produtividade e qualidade dos cultivos. “Atualmente, o uso desse tipo de tecnologia no campo tem apresentado um crescimento de cerca de 20%”, aponta.

O Soil-Plex Active, um dos produtos da linha, teve sua eficácia comprovada por diversos trabalhos de campo, entre eles um realizado em São Gotardo (MG) recentemente, que comparou áreas com e sem a aplicação da solução. Ele mostrou que, com o uso do produto, uma área de cenouras conseguiu alcançar 24% a mais de cenouras 3A – a preferida dos consumidores – ao mesmo tempo que houve redução de 6% de cenoura com má formação (padrão descarte). A produtividade também ganhou destaque: foram produzidas 60 caixas de 29 quilos do vegetal a mais, o que equivale a aproximadamente 1,74 tonelada.

De acordo com Ibrahim, as soluções da Linha Solo promovem maior estímulo natural e espontâneo ao desenvolvimento radicular, disponibilizam macro e micronutrientes, colaboram na redução de estresses ambientais, além de favorecerem o desenvolvimento uniforme e equilibrado dessas plantas. “Dessa forma o equilíbrio biológico é reestabelecido, estimulando também os micro-organismos que trabalham em simbiose com a planta, tornando possível alcançar melhores resultados em qualidade e produtividade”, complementa.

Algumas culturas fazem o uso muito intensivo do solo — base de toda a produtividade de uma plantação. Em hortifrúti, por exemplo, produtores costumam colher entre três e quatro safras ao longo do ano, fazendo com que os cuidados com o ambiente em que a cultura está inserida sejam fundamentais para o desenvolvimento correto dela. “O solo é o maior patrimônio de um produtor, dar melhor qualidade a ele auxilia no crescimento uniforme e produtivo dos cultivos”, explica.

Participação na feira

Para Ibrahim, poder participar da Hortitec apresentando a solução natural é uma oportunidade. “Nossos esforços e atenções à feira são muito grandes, visto que se trata de um evento de relacionamento. Lá, os produtores vão buscar informações, conhecimento, estar mais próximos das empresas que os auxiliam”, conta. Os produtores que estiverem presentes na ocasião poderão conhecer mais resultados dessa linha, compartilhar novidades e expectativas para a próxima safra e ainda participar de um momento de descontração ao assistir ao jogo do Brasil contra a Costa Rica, na sexta-feira, dia 22, às 9h no stand da Alltech, com direito à degustação de Kentucky Ale, a cerveja da Alltech.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.