CI

Cadeia produtiva discute novos rumos para o trigo paulista 

Evento técnico de trigo reuniu mais de 150 produtores, multiplicadores, técnicos e moinhos em Itapeva, São Paulo


São muito positivas as perspectivas de avanços no mercado do trigo em São Paulo. O estado, maior mercado consumidor de farinha de trigo do Brasil, quase triplicou a produção do cereal nos últimos 5 anos – de 90 mil de toneladas em 2013 para 250 mil toneladas em 2017 –, mas o principal benefício foi o aumento de 200% em produtividade por conta do avanço do melhoramento genético e principalmente pelo alinhamento entre os diferentes elos da cadeia. Segundo a Câmara Setorial do Trigo de São Paulo, dois fatores impactaram para este avanço: a restrição do número de cultivares no mercado para apenas as que atendem a demanda local e a chegada de cultivares mais produtivas e resistentes às doenças.

Inserido neste cenário, aconteceu na última terça-feira o 1º Seminário Técnico do Trigo de São Paulo. Promovido pela Biotrigo Genética e apoiado pela indústria sementeira, moageira e pelos principais cerealistas do estado, o evento reuniu no Espaço Verde Michetti, em Itapeva (SP), cerca de 150 pessoas entre produtores de sementes, multiplicadores, cerealistas, técnicos, moinhos e triticultores do estado. A cidade, localizada no sudoeste paulista é a maior produtora do cereal do estado, com 65% da área cultivada.

Entre os temas em debate, o resultado do avanço em pesquisas realizadas para combater doenças de difícil controle; dinâmica da formação do preço do cereal e impactos do mercado internacional; qualidade industrial na visão da cadeia produtiva; cultivares recomendadas para região e os impactos positivos que a produção do trigo pode trazer para toda a cadeia produtiva de São Paulo. “O seminário é um momento para atualizar sobre as demandas do mercado, mas também uma oportunidade para fortalecer as relações entre os diferentes segmentos da cadeia do trigo, reforçando a integração do campo com a indústria, mediados pelo melhoramento genético e a Câmara Setorial do Trigo, em prol da melhoria da qualidade das cultivares oferecidas aos produtores, do grão para a indústria e da farinha aos consumidores finais”, ressaltou Fernando Michel Wagner, gerente Regional Norte (PR, SP, Cerrado, Paraguai e Bolívia) da Biotrigo Genética.

Avanços na qualidade industrial
Para o presidente da Câmara Setorial do Trigo de São Paulo, Mauricio Ghiraldelli, o salto de qualidade do trigo paulista aconteceu quando o mercado começou a enxergar que a pesquisa está extremamente ligada à produção. “No passado tivemos grandes problemas com a falta de liquidez na venda do trigo porque geralmente os trigos não atendiam a demanda da indústria local. Nos últimos anos quando a pesquisa, em especial a Biotrigo, focou seu programa de melhoramento na qualidade industrial dos materiais e nas demandas de consumo, o trigo paulista mostrou seu potencial e a produtividade do cereal aumentou 200%. Isso aconteceu também porque em 2013 quebramos um paradigma e reduzimos de mais de 60 cultivares disponíveis no mercado para menos de 10. Agora somente recomendamos o cultivo daquelas aptas para oferecer um grão melhor para os moinhos e, consequentemente, um produto final de maior qualidade para o consumidor”, disse. A estimativa da entidade é que o estado tenha um potencial de produzir pelo menos meio milhão de toneladas a mais do que se produziu em 2017. Esse acréscimo reduziria a dependência pelo trigo argentino em 40% e abasteceria o mercado interno. “Atualmente importamos 60% do nosso consumo de outros países, basicamente da Argentina, pela característica do produto final que o consumidor exige e pela facilidade logística. No entanto, se aumentarmos mais a área em São Paulo com cultivares de qualidade, as indústrias paulistas absorveriam certamente este volume internamente”, reforçou.
 
Palestras

O processo de desenvolvimento das cultivares de trigo, o combate  as doenças de difícil controle e a importância da troca de informações com o campo e com as indústrias foi tema da palestra “Novos conceitos para a evolução da cadeia produtiva”, apresentada pelo fitopatologista Paulo Kuhnem, pela supervisora de qualidade, Kênia Meneguzzi e pelo engenheiro agrônomo, Deodato Matias Junior, supervisor comercial da Biotrigo Genética/SP. “Colocar uma nova cultivar de trigo no mercado demanda cerca de 10 anos de pesquisa. Procuramos estar ao lado do produtor, dos moinhos e da indústria para identificar as principais necessidades de cada elo da cadeia produtiva. São Paulo tem potencial para produzir trigo dentro dos parâmetros de qualidade industrial e do consumidor final”, disse Kênia.

Deodato apresentou as cultivares desenvolvidas pela Biotrigo que atualmente ocupam 85% da área semeada no Brasil e que estão aptas para serem semeadas em São Paulo. “Trigos com ciclos precoce, como TBIO Audaz, e superprecoce, TBIO Sonic, tem ganhado espaço entre os agricultores, pelo ciclo, maior nível de resistência às principais enfermidades e alta qualidade industrial. O projeto TBIO Noble, traz uma cultivar de alto valor agregado por se tratar de um branqueador/melhorador. Essa característica permite que ele seja um ‘coringa’ dentro do moinho, corrigindo a mescla quando adicionado. Tudo isso por ter dentro do projeto um ponto determinante: a segregação. Assim, mantém sua identidade sendo altamente valorizado pela indústria”, finaliza Deodato. Também foi apresentado o posicionamento técnico dos trigos já consolidados em São Paulo, TBIO Toruk e TBIO Sossego.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.