CI

Selic precisa continuar baixa em 2021, defende a FAESP

Entidade alerta os que produtores estão buscando vender no mercado futuro, para garantir os preços atuais por ocasião da colheita


Foto: Pixabay

A Federação da Agricultura e Pecuária de São Paulo (FAESP) defende a manutenção da Selic baixa em 2021, a partir da primeira reunião do Copom no novo ano, que foi realizada na semana passada. "Também queremos que os juros reais, no balcão do mercado financeiro, sejam igualmente baixos, acompanhando a taxa oficial", frisa Fábio de Salles Meirelles, presidente da entidade.

Meirelles ressalta a importância dos juros básicos para o setor, pois o dinheiro subvencionado do governo, relativo ao Plano Safra, atende, no máximo, a um terço da demanda, de modo que muitos produtores precisam recorrer a empréstimos no mercado financeiro normal?, explica.

O dirigente lembra que os produtores estão buscando vender no mercado futuro, para garantir os preços atuais por ocasião da colheita, em março e abril próximos. Por isso, buscam mais recursos para financiar insumos e outros custos da lavoura.

Porém, com a crise fiscal do setor público, os recursos subvencionados são cada vez menores, exigindo-se que se recorra mais a empréstimos no mercado financeiro convencional. Daí o significado da Selic mais baixa, bem como de medidas capazes de reduzir o spread bancário e outros fatores que acabam tornando os juros reais mais elevados.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.